sábado, 31 de agosto de 2013

ATENÇÃO PROFESSORES (AS) DE FILOSOFIA , LEIA E COMPARTILHE: 1-PROGRAMAÇÃO DO 1° CONGRESSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO; 2-PUBLICAÇÃO DO ABONO DE PONTO NO DIÁRIO OFICIAL; 3- FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO; 4-MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO DO CONGRESSO OU DIRETORIA DA APROFFESP.

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO


COMUNICADO


Comunicamos aos professores (as) de Filosofia que foi publicado o abono de ponto para a participação no 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2013, conforme programação e publicação abaixo:
bannerDia 04/09/2013
8:00 – Credenciamento
9:00 - Minicurso: Breve histórico da Filosofia da Libertação: uma abordagem introdutória, aula 1 - Euclides Mance
10:45 - Intervalo
11:00 - Mesa de debates 1: Ensino de Filosofia e Filosofia da Libertação - Alípio Casali, Antônio Joaquim Severino, Carlos Giannazi
13:00 – Intervalo para almoço
14:30 - Mesa de debates 2: Interfaces filosóficas - Julio Cabrera, Eduardo de Oliveira, Enrique Dussel
16:30 – Intervalo
16:45 – Mesa solene de abertura oficial do evento
17:15 – Conferência de abertura – Enrique Dussel
19:15 – Intervalo para jantar
19:45 – Horário livre para encontro de pesquisadores e entidades
 Dia 05/09/2012
9:00 - Minicurso: Breve histórico da Filosofia da Libertação: uma abordagem introdutória, aula 2 - Euclides Mance
10:45 - Intervalo
11:00 - Mesa de debates 3: Pensamento neocolonial - Jung Mo Sung, Benedito Eliseu Cintra, Antonio Sidekum
13:00 – Intervalo para almoço
14:30 - Mesa de debates 4: Ensino de Filosofia e Libertação - Aldo Santos, Francisco Gretter, Hugo Matos
15:45 – Mesa de debates 5: Mulheres e Filosofia – Graziela Rinaldi, Magali Mendes, Giselle Schnorr
16:45 – Conferência especial - Manfredo Araújo de Oliveira
18:45 – Intervalo para jantar
19:45 – Lançamentos de livros e revistas. Programação cultural
 Dia 06/09/2012
9:00 - Minicurso: Breve histórico da Filosofia da Libertação: uma abordagem introdutória, aula 3 - Euclides Mance
10:45 - Intervalo
11:00 - Mesa de debates 5: Filosofia da práxis - Márcio Fabri, Suze Piza, Euclides Mance
13:00 – Intervalo para almoço
14:30 – Sessões simultâneas de comunicação
16:30 – Solenidade de Encerramento – Secretário Adjunto de Educação do Estado de SP Sr. João Palma Filho e  Representantes  da Comissão de organização;
16:45 – Conferência de encerramento - Lutz Keferstein
18:45 – Intervalo para jantar
19:45 – Plenária da Aproffesp e Aproffib




Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Resolução SE 59, de 29-8-2013

Autoriza o afastamento de servidores públicos estaduais para participação em Congresso

O Secretário da Educação, com fundamento no artigo 23, inciso XVI, alínea “a” do Decreto nº 52.833-2008, resolve:
Artigo 1º - Fica autorizado, com fundamento nos artigos  68 e 69 da Lei nº 10.261/68, regulamentados pelo Decreto nº. 52.322, de 18 de novembro de 1969, e/ou inciso II, do artigo 15,  da Lei 500-74, o afastamento de Professores Educação Básica  II da rede estadual de ensino, da disciplina de Filosofia, para  participarem do I Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação, promovido pela Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo - APROFFESP, a ser realizado na FAPCOM, em São Paulo, no período de 04 a 06/09/2013.
Artigo 2º - Para obtenção da vantagem prevista no artigo anterior deverão os interessados, após o evento, dentro de 30 dias, comprovar sua efetiva participação no evento, junto ao seu órgão de classificação, mediante apresentação de atestado ou certificado fornecido pela entidade patrocinadora do evento, bem como o relatório das atividades desenvolvidas no conclave, em atendimento ao disposto no artigo 5º do Decreto nº 52.322/69.
Parágrafo único - A inobservância do disposto neste artigo acarretará desconto nos vencimentos ou salários, correspondentes aos dias de afastamento que serão considerados como faltas injustificadas.
Artigo 3º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

MAIORES INFORMAÇÕES ENTRAR EM CONTATO COM:
Diretoria da APROFFESP
Aldo Santos – ABC[aldosantos@terra.com.br] TELEFONE (TIM)98250.5385
Chico Gretter – CAPITAL[gretter.chico@gmail.com] TELEFONE 99386.9074
José de Jesus – OSASCO [jjesuscosta2010@bol.com.br]
Anizio Batista – CAPITAL [aniziobatistapsol@ig.com.br]
Cícero Rodrigues – CAPITAL [cicero_als@ig.com.br]
Antonio Celso Oliveira – GUARULHOS [celsooliveira11@gmail.com]
Rita Leite Diniz – SALTO E REGIÃO [profarita@ig.com.br]

Diretoria de Base da APROFFESP

Alan Aparecido Gonçalves, Professor em SBC;
Chirlei Bernardo do Nascimento, Professora em Guarulhos;
Gilmar Soares de Oliveira, Santo André;
Celso Augusto Torrano, Osasco;
Marcelo Henrique P. Naves, da Z.Norte- Capital;
Jairo de Sousa Melore, Mongaguá;
Edson Genaro Maciel,  Araçatuba;
Fernando Borges Correia Filho, Taubaté;
Carlos Rocha, Hortolândia-Campinas;
Alexandre dos Santos Yamazaki, Lapa-capital;
Sady Carlos de Souza, Professor em Rio Pequeno;
Anderson Grange, Jundiaí;
Marco Aurélio P. Maida Suzano
banner

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Protesto por passe livre em S.Bernardo acaba em conflito.

Protesto por passe livre em S.Bernardo acaba em conflito

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
,
 29 de agosto de 2013 às 07:00

Protesto de estudantes ontem na Câmara de São Bernardo em prol da implantação de passe livre na cidade terminou em confusão. Insatisfeitos com o encaminhamento dado pela direção da Câmara à reivindicação, dois manifestantes tentaram invadir o plenário da Casa, mas foram impedidos pela GCM (Guarda Civil Municipal).
Organizado pela Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre), o ato reuniu cerca de 100 estudantes e teve apoio da subsede local da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), representada pelo ex-prefeiturável Aldo Santos (Psol). Militantes do PSTU também participaram da atividade.
O grupo apresentou aos vereadores a proposta de um projeto de lei que institui gratuidade no transporte público para estudantes e desempregados em São Bernardo e esperava que algum vereador acolhesse o texto para encaminhar à votação ainda durante os trabalhos de ontem. A outra reivindicação era a realização de uma audiência pública em 11 de setembro para reunir representantes dos estudantes, Prefeitura e pedindo a abertura das planilhas dos lucros da SBCTrans, concessionária responsável pelo transporte público no município.
Após quase duas horas de discussão, o presidente da Câmara, Tião Mateus (PT), anunciou que seria encaminhada uma indicação ao prefeito Luiz Marinho (PT) sobre a possibilidade de ser estabelecido passe livre na cidade. “Não queremos fazer demagogia nem enganar ninguém. Essa é uma iniciativa do povo ao Executivo, nenhum vereador pode indicar um projeto desse tipo”, alegou Tião.
Como o chefe do Legislativo não deu resposta sobre a realização da audiência pública, dois manifestantes tentaram invadir o plenário, que em São Bernardo é separado do público por uma imensa estrutura de vidro. Ambos foram barrados pelos guardas-civis. Em meio à confusão, Tião Mateus tentou conversar com os manifestantes e foi novamente cobrado sobre a plenária.
O petista voltou a se reunir com os vereadores, mas até o fim da sessão não deu retorno aos manifestantes.
Para Tião, não houve truculência por parte dos guardas-civis municipais na contenção aos ativistas. “Sempre vou abrir a Casa para todo mundo, mas as pessoas têm de se comportar. Não pode deixar quebrar os vidros, não viemos aqui para isso. Não admitimos exageros aqui.”

Aldo Santos contestou o posicionamento da Casa e reclamou que nenhum parlamentar apadrinhou a proposta do passe livre. “Se o vereador não pode apresentar nada, então fecha a Câmara.”

Questionado sobre se o texto seria inconstitucional, o ex-parlamentar negou. “Tudo isso é problema político. Pode ser inconstitucional? Pode, mas é prerrogativa do vereador apresentar sim”, explicou o socialista, que questionou o fato de a cidade ter dinheiro para a construção do novo prédio do Legislativo e não ter recursos para a gratuidade na tarifa de ônibus.udantes pedem ‘Passe Livre’ na Câmara de São Bernardo

29/08/2013 14:17
Publicado  no diário regional


Mais uma vez a Câmara de São Bernardo foi palco de manifestação que reivindicou o passe livre no transporte municipal para estudantes e desempregados. O protesto da Assembleia Nacional de Estudantes Livres (Anel), na manhã de ontem (28), levou cerca de 60 estudantes ao Plenário Tereza Delta.
Os estudantes se concentraram na frente da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes. Depois o grupo deu a volta no Paço, antes de se dirigir ao prédio na Câmara, onde foi recebido pelo presidente do Legislativo, Tião Mateus (PT).
Os manifestantes levaram aos parlamentares uma cópia de projeto, de iniciativa popular, que visa instituir o passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados. Segundo a proposta, o dinheiro necessário para pagar a gratuidade sairia do lucro das empresas. Porém, não poderia haver aumento da tarifa, nem isenção dos impostos para as empresas.
Segundo um dos organizadores do protesto, Rafael Nascimento, a intenção do grupo era fazer com que o projeto entrasse na pauta da Câmara e que fosse votado na sessão de ontem.
Porém, os vereadores alegaram que, como a matéria propõe mudanças tributárias, o projeto seria inconstitucional, pois a iniciativa nesse caso deve ser do Executivo. Então os vereadores se reuniram e chegaram ao acordo de fazer uma indicação ao prefeito Luiz Marinho (PT), para que faça um estudo de viabilidade sobre a gratuidade.
A decisão foi criticada pelo ex-vereador Aldo Santos (Psol). O socialista lembrou que, em 1989, quando integrava o PT, conseguiu que fosse aprovado o projeto do passe escolar gratuito, mas o texto foi vetado pelo então prefeito Mauricio Soares (na época pelo PT, atualmente PSB). A Casa derrubou o veto, mas Soares entrou na Justiça, que deu ganho de causa ao prefeito em 2003.
Para Aldo Santos, qualquer vereador poderia apresentar o projeto. Questionado sobre se o texto seria inconstitucional, o ex-parlamentar negou. “Tudo isso é problema político. Pode ser inconstitucional? Pode, mas é prerrogativa do vereador apresentar sim”, explicou o socialista, que questionou o fato de a cidade ter dinheiro para a construção do novo prédio do Legislativo e não ter recursos para a gratuidade na tarifa de ônibus.
Vendo que o projeto não seria votado, os manifestantes propuseram que fosse realizada uma audiência pública para debater o tema, no dia 11 de setembro, mas a proposta foi rejeitada pelos vereadores. Segundo Mateus, “não houve consenso” sobre a plenária.
Entre um debate e outro, alguns estudantes tentaram entrar no plenário, mas foram impedidos por seguranças. Manifestantes disseram que foram agredidos por guardas civis municipais, o que foi negado por integrantes da corporação. Tião Mateus teve de interromper a sessão para acalmar os ânimos.
Demagogia

Logo depois da sessão, o petista comentou a confusão. “Uma coisa é a audiência, para a qual é importante chamar os movimentos sociais e as entidades de classe. Porém, não houve consenso. O que podemos produzir? Uma indicação feita pelos 28 vereadores, encaminhando ao prefeito o pedido para que faça um estudo de viabilidade. Acho que demos uma resposta aos manifestantes. É aquilo que o movimento quer? Não, pois o que querem é o passe livre, mas demagogia eu não vou fazer nunca, nem para ganhar voto eu faço”, disse.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Manifestação de Estudantes exige Passe Livre Estudantil.

Manifestação de Estudantes exige Passe Livre Estudantil.
Aproximadamente 200 estudantes de várias escolas estaduais no município compareceram a câmara municipal exigindo Passe Livre Estudantil Já. Na entrada, foi um grande aparato da guarda civil municipal revistando os estudantes e população, uma vigilância imprópria para quem comparece a sua própria casa, digo; casa do povo.
 Lideranças do Movimento usaram a tribuna, expuseram os motivos da manifestação e exigiram apoio dos vereadores ao projeto passe livre, bem como a realização de uma audiência pública para debater o transporte na cidade e na Região. Após horas de reunião, os vereadores apenas aprovaram uma indicação solicitando ao prefeito que encaminhe a câmara um projeto de lei pelo Passe Livre Estudantil conforme solicitado. O tensionamento foi grande nas galerias e quando lideranças do movimento tentaram dialogar com o presidente, foram barrados pela segurança do Patrimônio e guardas municipais. O movimento foi muito importante e certamente outras manifestações acontecerão pela exigência do Passe livre aos Estudantes e desempregados. Convém salientar que, em 1989, na condição de vereador na cidade, apresentei projeto de lei pelo passe livres estudantil com apoio de centenas de estudantes nas ruas e acampados em frente ao gabinete dos vereadores. Esse projeto foi aprovado pelos vereadores e o Prefeito Mauricio Soares vetou o Projeto. A Câmara derrubou o veto e mesmo assim, o prefeito Mauricio entrou na justiça para não cumprir a lei. Portanto, existe na cidade um grande acúmulo sobre a histórica luta pelo Passe livre Estudantil.
 Além da  ANEL,  o movimento contou ainda com o apoio da subsede da APEOESP-SBC, Comitê Regional Unificado contra o aumento da passagem, do MOVIMENTO ESTUDANTIL LIVRE (MEL) e outras pessoas solidárias a LUTA DOS ESTUDANTES .
Avançar a luta Socialista é preciso!!!

Aldo Santos - ex-vereador, Coordenador da APEOESP-SBC, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo e APROFFIB, Militante do Psol.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ALDO SANTOS: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA CENTRAL



Veja outras notícias


Aldo Santos: está surgindo uma nova central

22 de agosto de 2013
Aldo Santos, Sindicalista e Militante do Psol.

No dia 08 de Agosto de 2013 participei de uma reunião com dirigentes da Intersindical, onde por algum tempo ouvimos dos mesmos as deliberações do recente seminário realizado nos dias 02 e 03 de Agosto de 2013, onde, por unanimidade optaram pela construção e legalização da Intersindical.

Compareci a essa reunião em nome da diretoria da APROFFESP que em deliberação interna aprovou que deveríamos buscar dados e informações sobre o papel e a importância das centrais sindicais, para posterior deliberação.

Além de uma rápida analise de conjuntura e da reestruturação produtiva o seminário apontou um calendário de luta e ações práticas rumo à formalização e registro da entidade até o primeiro semestre de 2014.

Do ponto de vista conjuntural o documento afirma: “Para a INTERSINDICAL, é preciso parar o Brasil numa greve política contra o capital e as políticas dos governos que impedem o atendimento das reivindicações dos trabalhadores e da juventude. Denunciar os planos patronais de ampliar a precarização do trabalho, denunciar os lucros dos bancos e do grande capital com a apropriação de dinheiro público e exigir do governo Dilma a mudança da política econômica é o caminho para avançar nas conquistas exigidas pelas ruas”.

Além de constatações citadas, ainda apresentam as seguintes reivindicações programáticas:

- Não ao PL 4330. Chega de terceirização. Salário igual para trabalho igual;

- Auditoria da dívida pública. Nem dinheiro para a copa. Nem dinheiro para as montadoras. Nem dinheiro para os bancos. Dinheiro público é para as políticas públicas.;

- Onde está o Amarildo? Basta de violência policial, de repressão por parte do Estado, de extermínio da juventude negra e da periferia. Pela desmilitarização das polícias e contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais;

- Em defesa da demarcação das terras indígenas. Não a PEC 215;

- 10% do PIB para educação pública. Cumprimento imediato do salário e da jornada da Lei do Piso onde ela ainda não é cumprida. Redução da jornada e aumento de salários em todo o país - 1/3 da jornada com atividades extraclasse e mínimo do Dieese para jornada de 20 horas;

- Chega de violência contra as mulheres. Participação na Jornada contra o Estatuto do Nascituro de 28 de agosto a 28 de setembro e das atividades da Marcha Mundial de Mulheres no dia 31 de agosto;

- Democratização dos meios de comunicação e participação na campanha de coleta de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular por uma mídia democrática;

- Não às privatizações do petróleo, das rodovias, dos portos, dos aeroportos, das elétricas.”

Em relação a atuação sindical afirmam que: “O movimento sindical brasileiro passa pelo período de maior fragmentação das últimas décadas. A dispersão deu um salto quando a CUT, por conta da ausência de autonomia na relação com o governo, perdeu a capacidade de aglutinar em torno de si vários setores do movimento.”

Em relação a Conclat constatam que : “O fracasso do Conclat de 2010 demonstrou que a batalha pela organização dos trabalhadores com independência em relação aos patrões, Estado, governos e partidos políticos segue na pauta. As tentativas de "repactuação" do Conclat também fracassaram.”

Nesse contexto, definem que: “É hora de avançar na organização e no fortalecimento de um instrumento de concepção e prática sindical independente, classista, democrática, ampla e de luta. O fortalecimento dessa concepção passa, nesse momento, por avançar na formalização e organização de uma central dos trabalhadores, buscando inclusive o registro no Ministério do Trabalho. Isso não tem a ver com aqueles que defendem que uma central deva ser sustentada pelo imposto sindical ou por outros fundos públicos. Tampouco faremos isso para participar de fóruns permanentes de negociação tripartites”.

O documento finaliza convidando os trabalhadores e organizações para: Construírem um calendário de formalização da Intersindical como Central, bem como propõe um encontro Nacional para os dias 15,16 e 17 de Novembro de 2013 para debater concepção, pratica sindical, programa, estatuto e plataforma de lutas da nova Central. O cume desse processo de construção será consumado com a realização nos dias 14,15 e 16 de março de 2014 no congresso de Fundação da nova Central.

Entendemos que é o momento de participarmos nesse processo de construção, tendo em vista que os demais setores estão comprometidos e definidos de forma unidimensional sem a menor possibilidade de acolhimento ou participação de movimentos ou personalidades que ainda estão independentes ou em via de organização. É melhor participar organizado mesmo que numa conjuntura de fragmentação, do que ficar esperando ou fazendo o necessário chamado pela unidade que a cada dia fica mais distante. Entendemos que a Intersindical deveria instituir uma plenária mensal para assegurar a participação de todos que estão de acordo com o processo de construção da nova central, tendo como ponto de partida a pauta geral apresentada, para evitar erros e práticas já conhecidas e questionadas em relação aos outros processos de unidade.

Quem sabe faz agora !

Aldo Santos, Sindicalista e Militante do Psol.
PUBLICADO NO SITE DA INTERSINDICAL

IMPORTANTE COMUNICADO-APROFFESP

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.

IMPORTANTE COMUNICADO.

NO PERÍODO DA TARDE DO DIA 16 DE AGOSTO DE 2013, ACONTECEU UMA REUNIÃO AMPLIADA NA CAPITAL ONDE FOI FEITA AVALIAÇÃO DOS ENCONTROS REGIONAIS NO PERÍODO DA MANHÃ.
ALÉM DOS INFORMES DAS REGIÕES PRESENTES, FORAM DELIBERADOS OS SEGUINTES PONTOS:
1-PRETENDEMOS CONCLUIR A REVISTA N° 2, ATÉ O FINAL DE SETEMBRO;
2-VAMOS IMPLEMENTAR   LEVANTAMENTO  SOBRE ASSÉDIO MORAL NA REDE, QUE AUMENTA  CADA DIA QUE PASSA, DIALOGANDO COMO OS PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS). SERÁ FEITO UM LINK PARA ESSE TEMA, ONDE SERÁ PREENCHIDO UM FORMULÁRIO E A DIRETORIA DA APROFFESP MEDIANTE AS RESPOSTAS ENCAMINHARÁ AOS ÓRGÃOS COMPETENTES;
3- VAMOS AMPLIAR O PROJETO E DEBATE SOBRE A APROFFESP NAS ESCOLAS, COMO VEM SENDO DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR JOSÉ CARLOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO;
4-NA REUNIÃO ORDINÁRIA QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2013, A PARTIR DAS 9 HORAS NA CASA DA SOLIDARIEDADE, PRAÇA DA ÁRVORE  CAPITAL, VAMOS DEBATER O PROCESSO ELEITORAL DA APROFFESP QUE SERÁ REALIZADA EM OUTUBRO OU NOVEMBRO DESSE ANO;
5-ESTAMOS SOLICITANDO QUE AS COORDENAÇÕES REGIONAIS FAÇAM SUAS REUNIÕES ORDINÁRIAS NO TERCEIRO SÁBADO DE CADA MÊS, ONDE PODERÁ CONTAR COM A PRESENÇA DOS DIRETORES ESTADUAIS DA APROFFESP, PARA  DINAMIZAR A VIDA ORGÂNICA DA ENTIDADE, ALÉM DE  DISCUTIR OS ENCAMINHAMENTOS  REGIONAIS, BALANÇOS DAS ATIVIDADES E  ENCAMINHAMENTO DE   PAUTAS DE INTERESSE  LOCAL E GERAL .
6- EM RELAÇÃO AO 1° CONGRESSO DE FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO, A SE ASSUMIU O COMPROMISSO  EM PUBLICAR O ABONO DO PONTO AOS QUE PARTICIPAREM DO REFERIDO CONGRESSO, ONDE SERÁ  EMITIDO CERTIFICADO  DE 40 HORAS, BEM COMO  A DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NÃO EVENTO.

COM SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS,

DIRETORIA DA APROFFESP
  


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Debate :Grêmios estudantis e as lutas sociais, com representante do movimento Passe livre e do professor Aldo Santos.

Debate :Grêmios estudantis e as lutas sociais, com representante do movimento  Passe livre e do professor Aldo  Santos.
A palestra tem como objetivo dialogar  com os alunos do ensino Médio em geral, principalmente, os alunos que atuam em grêmios estudantis. Em nosso primeiro Encontro reuniremos os alunos e professores para troca de informações sobre as atuações dos jovens nas escolas, seus projetos e suas realizações para a ampliação de interesse e necessidades comuns.
Com a união de todos os grêmios podemos melhorar a atuação dos jovens nas escolas e, assim, construirmos juntos um projeto de atuação estudantil a nível municipal e regional.
Nessa atividade, professores e alunos, apresentarão vídeos que abordam a atuação dos jovens nas últimas manifestações no Brasil, principalmente, sobre a questão do Passe livre que é uma bandeira  histórica dos alunos secundaristas no Brasil.
Ao final, abriremos o debate para esclarecermos as diretrizes para uma possível organização e atuação concreta no contexto das grandes manifestações que vem ocorrendo em nosso país e no mundo.
Dia 31/08/2013, a partir das 14 horas na Subsede da APEOESP em SBCAMPO. Avenida prestes Maia, 223, 1° Andar, centro de São Bernardo do Campo.
Movimento Estudantil Livre
Grupo de Professores da região do ABCDMRR
Apoio, APEOESP de São Bernardo do Campo.



Encaminha denúncias de moradores do Vila Rosa-sbc

Encaminha denúncias de moradores do Vila Rosa-sbc

Venho por meio deste registrar a nossa indignação e reclamação referente aos fatos ocorridos recentemente na  Rua do Manifesto, Vila Rosa, São Bernardo do Campo, onde residimos há mais de 20 anos:

   Posicionamento indevido da placa de sinalização (Proibido Estacionar) que foi colocada em frente às residências dos moradores, dificultando a entrada dos mesmos em suas residências, uma vez que os caminhões e outros veículos estacionam do lado oposto da rua, onde não há placa de Proibido Estacionar, sendo que os moradores nem podem parar e tampouco guardar seus veículos nas residências, pois tornam-se passíveis de multas pelos agentes de trânsito.

Tal situação tem facilitado a ação de assaltantes, gerando muita insegurança e medo entre os moradores, que encontram-se neste momento extremamente indignados e revoltados, visto que são contribuintes, cumpridores de seus deveres como cidadãos, sentindo-se impotentes e lesados em seus direitos.
Para que se possa avaliar a tamanha insegurança em que estamos vivendo: só nos últimos dois meses, ocorreram cerca de 4 roubos de carros (assalto à mão armada), em frente às residências dos moradores e também  entraram em várias residências efetuando furtos.

Solicitamos encaminhamentos para os órgãos competentes o mais brevemente possível.

Aldo Santos - Coordenador da Apeoesp-sbc,militante do Psol




domingo, 25 de agosto de 2013

MILITANTES DO PSOL SAÚDAM A VINDA DE MÉDICOS CUBANOS PARA SALVAR VIDAS EM NOSSO PAÍS.

MILITANTES DO PSOL SAÚDAM A VINDA DE MÉDICOS CUBANOS PARA SALVAR VIDAS EM NOSSO PAÍS.

A classe dominante nesse país sempre tratou com naturalidade o atendimento à pequena parcela de pessoas que podem pagar um plano de saúde, ou até mesmo aos que são atendidas parcialmente pelo SUS nos grandes centros urbanos. Por outro lado, milhões de brasileiros são esquecidos pelo poder público, pelos governantes, pois morrer por falta de atendimento médico era uma espécie de castigo divino ou uma condenação natural a grande parcela da população rural e da periferia dos centros urbanos do nosso país.
Com a polêmica “do mais médicos” é urgente investimentos na saúde, para melhora o atendimento aos que hoje já são assistidos, ao mesmo tempo, é fundamental a oferta definitiva de Médicos e profissionais da saúde para os mais longínquos rincões desse país, para o efetivo atendimento, uma vez que milhares morrem a míngua por falta de assistência básica e por irresponsabilidade  e corrupção dos governantes.
Esse é um debate profundamente humanitário e ideológico, pois é em torno da vida que se desenvolve as grandes e verdadeiras teses e polêmicas existenciais.
É nesse contexto que saudamos a vinda de médicos Cubanos para atender todos os pacientes em nossos municípios, com atendimento e tratamento humano, em torno dos valores fundamentais da solidariedade socialista.
Foi emblemática a alegria dos filiados do Psol no Bairro Independência SBC, que ao final do nosso diálogo saudaram com uma contagiante  salva de palmas a vinda de médicos Cubanos, que independentemente do quanto vão ganhar, hoje cumprem jornadas de solidariedade em mais de 50 países pelo mundo inteiro.
De fato, é preciso pensar nas pessoas e não somente no interesse e no bem estar individual. Essa preocupação é característica básica de quem pratica e se declara socialista ou comunista. Ser socialista é ser diferente da lógica da reserva de mercado hoje existente e do pensamento burguês em que tudo é relativo e reduzido ao mercado e a acumulação do capital.

Cuidar do povo e salvar vidas e preciso!!!


ALDO SANTOS - SINDICALISTA, TRABALHOU COMO AUXILIAR DE ENFERMAGEM NO HOSPITAL MANDAQUI, COORDENADOR DA SUBSEDE DA APEOESP-SBC, PRESIDENTE DA APROFFESP-APROFFIB E MILITANTE DO PSOL.(25/08/2013)

sábado, 24 de agosto de 2013

ATIVIDADE EM FRENTE A FACULDADE DE DIREITO EM SBCAMPO.

ATIVIDADE EM FRENTE  A FACULDADE DE DIREITO EM SBCAMPO.


Em reportagem da revista ISTO É de 10 de abril de 2013 a reportagem de capa tratou à respeito da eficiência da política de cotas raciais testada à cerca de uma década no Brasil. A reportagem mostrou que AS COTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS DERAM CERTO e que todos os argumentos contra as cotas foram desconstruídos pelos resultados que constataram, por exemplo, que em disciplinas como engenharia da computação, os estudantes negros, pobres, periféricos que frequentaram escolas públicas cotistas, tiraram em média notas 6,8 , contra 6,1 dos demais. E em Física, sendo a nota média dos cotistas 5,4 + que a média 4,1 dos outros alunos. Estamos falando da Unicamp, cujo resultado não se mostra diferentes das outras universidades. As cotas raciais deram certas porque os Pretos, Pobres e Periféricos quando tem oportunidades de adentrarem os espaços que lhe fecham as portas desde sempre, negando pra estes o Direito à ter Direitos, entre os quais, o de ter acesso ao ensino universitário.
Por que a FDSB está na contramão há mais de uma década das Políticas de igualdade Racial, que, se mostraram, ao longo de uma década de adoção de tais políticas, eficientes? Isso, na prática, não demonstra um desprezo pela população preta, pobre e periférica de SBC por parte dessa instituição que está há uma década atrasada em relação às outras universidades com sua política segregacionista de entrada nesta instituição? E qual o empenho de uma gestão situada no paço municipal que se intitula GOVERNO DA INCLUSÃO pra mudar esse lamentável quadro dentro de uma autarquia municipal que quem adentra sente estar dentro de um campus universitário de países como a Suíça, Holanda, Finlândia, o que está longe de refletir a realidade Étnico-racial de SBC, onde a maior parte de sua população é de negros, periféricos e pobres.
Mas a FDSB n
ão está localizada na Suíça, certo? Por isso alguma ação política de inclusão precisa ser tomada por uma instituição de Direito e por um dito GOVERNO DA INCLUSÃO.
O STF reconheceu a constitucionalidade da política de Cotas raciais. O congresso e o senado aprovaram o estatuto da Igualdade Racial, do qual consta no artigo 56 inciso I - promoção da igualdade de oportunidades em educação, emprego e moradia. Cabe agora ao Governo da Inclusão e a direção da FDSB também reconhecerem que negro em SBC é gente, portanto dignos de adentrar a Faculdade de Direito São Bernardo pra também estudarem. Pois é imprescindível que o tal Governo da Inclusão e a referida Faculdade de DIREITO, reconheçam aquilo que as outras instituições de ensino pelo Brasil afora já reconhecem: o DIREITO da juventude negra ao Direito de Estudar em um curso de terceiro grau.
Nesse sentido, inúmeras lideranças  sociais fizeram importAnte atividade em frente a esta instituição de DIREITO no dia 24 de agosto .
Lembrando que a feijoada foi criada pelo povo negro. É um dos símbolos da inclusão, pois um prato que a maioria esmagadora dos brasileiros gostam, inclusive, os homens e mulheres do Direito e de Direitos.
Conforme divulgado, um grupo de lutadores (as) sociais compareceram  a manifestação em frente a Faculdade de Direito em São Bernardo do Campo para exigir a  imediata  implantação das cotas raciais  nessa importante Faculdade.  Entendemos que por se tratar de uma Autarquia Municipal, ela não pode ser uma ilha a parte, divorciada das demandas e das lutas do movimento negro na sociedade. Foi muito importante a nossa presença, pois dialogamos com vários alunos, que além de concordarem com a nossa atividade,  informaram que  um grupo  estão fazendo um trabalho  na disciplina de filosofia sobre as cotas nas universidades.
Seguranças da faculdade tentaram impedir a fixação dos cartazes por ordem superior, numa verdadeira provocação e afronta ao direito a livre  manifestação.
 Solicitamos a direção da Faculdade uma reunião para tratarmos do tema, bem como, vamos desenvolver outras atividades como panfletagem na porta da Faculdade e debates no Mês da Consciência negra nas unidades escolares do município.
-COMITÊ REGIONAL UNIFICADO contra o aumento da passagem
-ESPAÇO50
-Movimento Estudantil Livre





quinta-feira, 22 de agosto de 2013

.: Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bern...

.: Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bern...: Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bernardo Já! O DIREITO PELO DIREITO À DIVERSIDADE NA FDSB Em reportagem da rev...

Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bernardo Já!



Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bernardo Já!


O DIREITO PELO DIREITO À DIVERSIDADE NA FDSB



Em reportagem da revista ISTOÉ de 10 de abril de 2013 a reportagem de capa tratou à respeito da eficiência da política de cotas raciais testada à cerca de uma década no Brasil. A reportagem mostrou que AS COTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS DERAM CERTO e que todos os argumentos contra as cotas foram desconstruídos pelos resultados que constataram, por exemplo, que em disciplinas como engenharia da computação, os estudantes negros, pobres, periféricos que frequentaram escolas públicas cotistas, tiraram em média notas 6,8 , contra 6,1 dos demais. E em Física, sendo a nota média dos cotistas 5,4 + que a média 4,1 dos outros alunos. Estamos falando da Unicamp, cujo resultado não se mostra diferentes das outras universidades. As cotas raciais deram certas porque os Pretos, Pobres e Periféricos quando tem oportunidades de adentrarem os espaços que lhe fecham as portas desde sempre, negando pra estes o Direito à ter Direitos, entre os quais, o de ter acesso ao ensino universitário.
Por que a FDSB está na contramão há mais de uma década das Políticas de igualdade Racial, que, se mostraram, ao longo de uma década de adoção de tais políticas, eficientes? Isso, na prática, não demonstra um desprezo pela população preta, pobre e periférica de SBC por parte dessa instituição que está há uma década atrasada em relação às outras universidades com sua política segregacionista de entrada nesta instituição? E qual o empenho de uma gestão situada no paço municipal que se intitula GOVERNO DA INCLUSÃO pra mudar esse lamentável quadro dentro de uma autarquia municipal que quem adentra sente estar dentro de um campus universitário de países como a Suíça, Holanda, Finlândia, o que está longe de refletir a realidade etnico-racial de SBC, onde a maior parte de sua população é de negros, periféricos e pobres.
Mas a FDSB não está localizada na Suíça, certo? Por isso alguma ação política de inclusão precisa ser tomada por uma instituição de Direito e por um dito GOVERNO DA INCLUSÃO.
O STF reconheceu a constitucionalidade da política de Cotas raciais. O congresso e o senado aprovaram o estatuto da Igualdade Racial, do qual consta no artigo 56 inciso I - “promoção da igualdade de oportunidades em educação, emprego e moradia. Cabe agora ao Governo da Inclusão e a direção da FDSB também reconhecerem que negro em SBC é gente, portanto dignos de adentrar a Faculdade de Direito São Bernardo pra também estudarem. Pois é imprescindível que o tal Governo da Inclusão e a referida Faculdade de DIREITO, reconheçam aquilo que as outras instituições de ensino pelo Brasil afora já reconhecem: o DIREITO da juventude negra ao Direito de Estudar em um curso de terceiro grau.
Nesse sentido, os Movimentos sociais do ABC farão uma feijoada em frente a esta instituição de DIREITO no dia 24 de agosto a partir das 11:00hs.
Lembrando que a feijoada, criada pelo povo negro, é um dos símbolos da inclusão, pois um prato que a maioria esmagadora dos brasileiros gostam, inclusive, os homens e mulheres do Direito e de Direitos.
Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bernardo Já!
COMITÊ REGIONAL UNIDICADO