domingo, 2 de março de 2014

Campanha de professores e Sociedade Amigos abre salas em escola do Areião

Campanha de professores e Sociedade Amigos abre salas em escola do Areião
Representantes da Sociedade de Amigos do Areião, Vila Estudante e Sabesp, juntamente com professores da Escola Estadual Professor Célio Luiz Negrini protocolaram, no dia 17/2, ofício junto à Promotoria da Vara da Infância e Juventude de São Bernardo do Campo solicitando providências para abertura de salas de aula e vagas naquela unidade escolar para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Graças ao trabalho do grupo, com o apoio da Apeoesp SBC, foram abertas neste ano duas salas para EJA de 1º ano do Ensino Médio, uma de 3º e uma de 8ª série do Ensino Fundamental. Mesmo assim, pelo menos um grupo de 80 pessoas ainda está fora da escola, “condenadas ao analfabetismo”, assegura o professor de Geografia, Rogério Morales Lopes, que é também conselheiro da Subsede SBC da Apeoesp.
Entre as reivindicações atuais do grupo está a abertura de uma sala de 8ª série do Ensino Fundamental regular, no período noturno, para jovens arrimos de família que trabalham de dia, além de salas para o EJA de 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
Na contra mão da tendência que vem se verificando - de fechamento de salas de aula no período noturno e de EJA -, o professor Rogério junto com a professora Maria José Conceição Silva, também conselheira da Apeoesp SBC, deflagraram uma campanha desde 2007, nos bairros do Areião, Vila Estudante e Sabesp, pelo não fechamento de salas. A estratégia de luta, que foi uma idéia da professora Maria José, deu certo. Eles puseram uma carteira na rua, com cartaz, chamando as pessoas interessadas a se inscrevem para estudar, forçando assim a abertura de vagas. Em 2012, foram abertas dez salas de aula, em consonância com a campanha da Apeoesp SBC “Nenhum aluno sem aula, nenhum professor desempregado”.
Agora, as inscrições são feitas na mesa de um bar, gentilmente cedida pelo proprietário. Os professores atuaram junto à comunidade durante as férias e finais de semana, totalizando 224 inscrições para o EJA, neste ano. “A gente acredita que o estudo dá esperança às pessoas, perspectiva de vida, eleva a auto-estima. Estudar é um direito legítimo da pessoa e deve ser garantido”, assegura o professor Rogério.
A escola Professor Célio Luiz Negrini tem capacidade para 40 salas, mas apenas 31 estão em funcionamento, uma delas que abriu por conta da campanha dos professores em conjunto com a Sociedade de Amigos local, além das quatro que vão iniciar em 27/2. Com boa vontade, lembra Rogério, eles terão de abrir mais três de EJA (de 5ª, 6ª e 7ª), embora a direção da escola e a Diretoria de Ensino estão alegando número insuficiente de alunos. “Não é justo que por conta das normas que determinam um número mínimo de alunos de 35 por sala de aula, as pessoas sejam condenadas ao analfabetismo”, questiona o professor.Isso sim é sindicalismo comprometido com a escola pública, com o emprego do ´professor e  na luta permanente contra o analfabetismo. A direção da Escola , bem como os demais professores e o nosso sindicato   sentem orgulho de educadores com esse nível de compromisso e comprometimento.
A apeoesp-sbc tem apoiado várias  iniciativas  dessa natureza e está na campanha contra o fechamento de salas de aulas. Reconhecemos o esforço dispensado pelos professores Rogelio e Maria José, bem aos demais educadores dessa unidade escolar que trabalham e militam por uma escola pública  de qualidade, laica e libertária.


Comunicação apeoesp-sbc

Nenhum comentário:

Postar um comentário