segunda-feira, 31 de março de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO: VILA LULALDO, DA LEI DO BARBANTE A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA FOI UM GRANDE SUCESSO.

LANÇAMENTO DO LIVRO: VILA LULALDO, DA LEI DO BARBANTE A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA  FOI  UM GRANDE SUCESSO.
O lançamento do livro: Vila Lulaldo, da lei do barbante a regularização fundiária, de autoria do professor Aldo Santos e da jornalista Ana Valim, foi um importante reencontro com os atores e protagonistas vivos dessa vitoriosa história. Grande parte dos presentes eram os próprios moradores, que, atentos aos discursos e diálogos estavam radiantes por contar e ter participado dessa importante conquista coletiva. O lançamento foi coordenado pelo presidente da vila, companheiro Ivo  Macedo, que abriu os trabalhos fazendo referência a valentia dos moradores e o apoio recebido pelos vários seguimentos sociais da cidade, do estado e do país. A jornalista Ana Valim, falou da importância desse registro histórico, fez referência ao arquivo pessoal de José Arimateia, falou do seu envolvimento com o conteúdo das pesquisas e das entrevistas realizadas com as lideranças atuais. Usei a palavra agradecendo a presença de todos e todas, fiz menção ao papel do historiador popular José Arimatéia, “parecido com minha mãe” que também  guardava tudo e tinha zelo pela história dos pais,  filhos (as), netos e netas. Fiz referência também  a outros livros da família, como a publicação de Erivaldo Santos, com  o livro É PRA LÁ QUE VOU  e Memórias de infância, de minha autoria.
Falei da história e memória das lideranças e dos lutadores que já morreram, como Agenor, João do DAE, Emilia, Dilma, Barba e o Taná.  Outra liderança que fez uso da palavra foi o companheiro José Arimateia que falou da história da Vila, dos desafios vencidos e da atual etapa de regularização fundiária.  Enalteceu a figura do Barba, do Taná, da Emilia e tantas outras pessoas que  nasceram e viveram e ainda  vivem na vida,  há aproximadamente 25 anos.
A fala da Mariazinha foi outro momento importante, uma vez que ela foi a presidenta que mais dirigiu a entidade nesses últimos anos. Disse do esforço e das ações educacionais que foram desenvolvidas, do atendimento médico na sede e das etapas que ainda virão pela frente.
Também fez uso da palavra o companheiro João Bosco que na ocasião da ocupação era o presidente do partido  (PT) na cidade. Disse dos desafios, falou da valentia dois moradores  e da persistência  e liderança do Barba. Disse que essa ocupação deverá servir de exemplo e coragem, pela tenacidade dos moradores e lutadores sociais.
Falou ainda o represente da Sociedade Amigo do Parque Rio Grande.
Finalmente, foi destacado o apoio e participação de todos e todas nesse luta, e, sendo também anunciada a presença de outras  lideranças importantes, como o Sílvio, Ueltom e da significativa contribuição e apoio que foi dada na ocasião pelo subprefeito Francisco Raimundo dos Santos (Chicão que perdeu o cargo de subprefeito por ter apoiado a ocupação dos moradores da Vila Lulaldo).
Após várias considerações, teve início os autógrafos pelos autores do livro. Certamente outros lançamentos e debates sobre a luta pela habitação vão acontecer, pois, o objetivo dos autores é incentivar o debate, organizar os sem teto, e “conduzir a tempestade” como afirma o poeta:
"Organizar a esperança,
conduzir a tempestade,
romper os muros da noite.
Criar sem pedir licença,
um mundo de liberdade."
Pedro Tierra

Concluí afirmando que não me arrependi de nada do que fiz. Apoiaria novamente tudo o que foi feito, pois, temos um grande sonho e compromisso com a construção de uma nova sociedade, sem opressores e oprimidos, sem ricos e pobres, onde todos possam viver com dignidade econômica, partilhando os bens produzidos, numa sociedade feliz, com vida em abundância.

LUTAR, CONQUISTAR E VENCER É PRECISO!


Aldo Santos, ex-vereador, coordenador da subsede da apeoesp sbc, presidente da APROFFESP e APROFFIB, membro da Executiva Nacional da Intersindical-Central da Classe Trabalhadora e militante do Psol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário