sábado, 3 de maio de 2014

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO BRASIL-APROFFIB : Informativo abril de 2014

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO BRASIL-APROFFIB

Informativo  abril de 2014

Em pleno Congresso da CNTE, dirigentes da APROFFESP como a professora Rita Diniz, professor André Sapanos e outros organizaram importantes reuniões com professores (as) de filosofia, que se reuniram a partir de panfletos distribuídos na entrada do congresso.

A APROFFIB SAÚDA O 32° CONGRESSO NACIONAL DA  CNTE!

Saudamos esse importante Congresso Brasileiro dos Trabalhadores em Educação que iniciam o ano de 2014 debatendo e aprovando resoluções, onde a educação é a centralidade do debate: “Educação, desenvolvimento e inclusão social”. Como parte desse debate, nos dirigimos aos professores/as de filosofia e filósofos brasileiros com o propósito de avançar nosso diálogo que  organicamente vem se  desenvolvendo a partir da criação do Coletivo Nacional de Filosofia,  constituído  no 1° Encontro Nacional de Filosofia e Sociologia (22 a 24 de julho de 2007, no Anhembi-SP). Nesse encontro fizemos um rápido  debate, constituímos um embrião organizativo  dos trabalhadores no âmbito da filosofia em nível de Nacional e sinalizamos também para a nossa organização  nos estados brasileiros. Após grandes  batalhas travadas  na base e nas instituições  do poder, no dia  03 de junho de 2008, foi aprovada a lei 11.684/08, tornando  o ensino de Filosofia e Sociologia  como disciplina obrigatória em nível nacional.
Em diálogo contido no livro, volume 14  da coleção “Explorando o Ensino  Filosofia”, página 29, “Dados da Capes de 2009 indicam que há pouco mais de 31 mil professores de filosofia atuando no País. Destes, apenas 25% têm formação específica. Portanto, segundo a instituição, atualmente “seriam necessários quase 110 mil professores para atender à demanda das escolas públicas”. A filosofa Marilena Chauí responde a indagação: como  analisar o impacto da introdução da filosofia no Ensino Médio público?  Ela responde: “Essa meta é impossível. Talvez possamos alcançá-la até 2020. Há duas coisas a evitar e uma que seria recomendável. A evitar: distribuir as aulas de filosofia aos não graduados em filosofia; introduzir o ensino a distância para suprir a falta de professores. Recomendável: admitir como professores alunos que estão concluindo a graduação, isto é, que estão no último ano ou no último semestre do curso, com o compromisso de supervisão de algum docente universitário”.
Certamente poderíamos acrescentar outras observações, porém isso só será possível com nossa união e organização  nos estados e em nível de Brasil. Caso contrário, a depender de  governantes, podemos  ser surpreendidos com a diluição de nossa disciplina ou até mesmo a revogação dessa importante conquista. Nesse sentido,  se faz necessária a continuação do nosso movimento e  a APROFFIB se coloca como essa possibilidade organizativa real dos professores de Filosofia e filósofos brasileiros.
No Primeiro Encontro de professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, (06-7/12/2012) que teve a participação de 350 professores do estado e de outros estados, tiramos uma comissão organizadora para avançar a nossa luta em nível de Brasil. Essa comissão, em reunião aberta, no dia 16 de maio de 2013,  fundou a Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil - APROFFIB.
Portanto, nesse Congresso pretendemos realizar uma plenária com professores/as de Filosofia para debatermos a aplicação da Lei Federal,  avançar na implementação da Filosofia no ensino fundamental e avançar nossa organização tão necessária  no  cenário  de conflitos  e desafios  filosóficos, culturais e políticos.
Local da plenária: dia 17 às 15 horas na entrada do painel sobre Educação.

Com saudações filosóficas!

DIRETORIA  DA  A P R O F F I B
PRESIDENTE: ALDO JOSIAS DOS SANTOS
VICE PRESIDENTE: HUGO ALLAN MATOS
SECRETÁRIA: ALEXANDRA SOUSA BARROS
TESOUREIRO: ALVARO AUGUSTO DIAS JUNIOR
DIRETORES DE COMUNICAÇÃO E PROPAGANDA:
JOSE CARLOS CARNEIRO E EDUARDO CARVALHO
DIRETOR DE RELAÇÕES PEDAGÓGICAS: CHICO GRETTER
DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: JOSÉ DE JESUS
Contato: Aldo Santos (11-982505385)

Reunião realizada no dia 18/1/2014
Após vários debates e deliberações, apresentaram moção de repúdio conforme inteiro teor abaixo: Moção de repúdio ao projeto de LEI 6003 de 2013, encaminhado a Comissão de Educação da Câmara Federal. Os professores de filosofia delegados ao 32º Congresso Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) repudiam o projeto do Deputado Izalci Lucas Ferreira do PSDB/DF que propõe a alteração nos artigos 9, 35 e 36 da lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 das diretrizes e base da educação nacional.
A proposta é eliminar a obrigatoriedade de Filosofia e Sociologia no ensino médio. O projeto do deputado retrocede o que já foi consolidado, através da luta dos professores da escola pública durante um longo processo histórico pela implementação da filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio.
É de conhecimento de todos a importância do domínio dos conhecimentos de filosofia e sociologia, por parte dos alunos (as) filhos da classe trabalhadora que se constitui como importante  instrumento de transformação para o exercício pleno da cidadania.
 Reafirmamos nossa luta em defesa das conquistas históricas da classe trabalhadora.
 Assinam o presente documento os professores de Filosofia do 32º CNTE, da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo -APROFFESP e Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil-APROFFIB.

Reunião realizada no dia 19/01/2014
Obs. A professora  Rita entregou a moção, mas o prazo de entrega foi atrasado!
 Ficou para ser apreciada na primeira reunião e depois eles postarão no site da CNTE. De qualquer forma, podemos publicá-la como moção apresentada que ficou pendente para ser apreciada.
Agradecemos à presença dos colegas a reunião convocada e nos colocamos a disposição para viabilizar nossa união e organização pelo Brasil.
Nossa meta é organizar as entidades estaduais, vinculadas a APROFFIB, a exemplo do vem ocorrendo no Estado de São Paulo, onde  conquistamos inclusive o abono de ponto para nossas reuniões e encontros.
Forte abraço da diretoria da APROFFIB.

DIRETORIA  DA  A P R O F F I B
PRESIDENTE: ALDO JOSIAS DOS SANTOS
VICE PRESIDENTE: HUGO ALLAN MATOS
SECRETÁRIA: ALEXANDRA SOUSA BARROS
TESOUREIRO: ALVARO AUGUSTO DIAS JUNIOR
DIRETORES DE COMUNICAÇÃO E PROPAGANDA:
JOSE CARLOS CARNEIRO E EDUARDO CARVALHO
DIRETOR DE RELAÇÕES PEDAGÓGICAS: CHICO GRETTER
DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: JOSÉ DE JESUS
Contato: Aldo Santos (11-982505385)


Nenhum comentário:

Postar um comentário