domingo, 25 de maio de 2014

No dia em que completa 90 anos do nascimento de Josias Raimundo dos Santos, foi sepultado no "pequeno" Campo Grande, seu irmão mais novo, Antonio Raimundo dos Santos.

No dia em que completa 90 anos do nascimento de Josias Raimundo dos Santos, foi sepultado no "pequeno" Campo Grande, seu irmão mais novo, Antonio Raimundo dos Santos.

        Segundo registro oficial, meu Pai, Josias Raimundo dos Santos, nasceu em 25 de maio de 1924 em brejo Santo, Estado do Ceará.Com a saúde bastante frágil, faleceu em   09 de maio de 2010, sendo  sepultado no cemitério Jardim das Colinas em São Bernardo do Campo. A última irmã da família por parte de Pai é a tia Naide, também com a saúde bastante debilitada. Viveram as agruras das secas nordestinas, as aventuras joviais, a migração forçada,o desamparo familiar precoce, sem, portanto, abrirem mão das obrigações, dos direitos e deveres paternais.
Guardo importantes lembranças do meu tio Antonio, que com muitas dificuldades cumpriu sua tarefa, enfrentando os problemas da vida, cuidando da família,  exercendo importante liderança junto aos demais irmãos e irmãs. Meus primeiros registros na memória  do meu tio remonta a fazenda palmeiras em Murutinga do sul,em meados do século passado, quando aos domingos seu comércio ficava repleto de gente, com  os famosos jogos regionais no campo de futebol, próximo ao seu estabelecimento.
 Quando minha mãe foi ao Ceará visitar o pai dela que estava doente, ele e minha tia cuidaram de nós e ele era uma pessoa boa, porém,  sempre corrigia os sobrinhos para não fazerem ou cometerem bobagens. Na mudança para Mesópolis, ele e meu Pai, foram desbravadores. Vinham na frente e depois as esposas com os filhos chegavam. Sempre foi um empreendedor, mesmo na periferia dos grandes metrópoles, tinha relativa influência nos círculos rurais, pois, ser proprietário de           um boteco ou uma venda nos pontos distantes do comércio das cidades, representava  um ponto de encontro e afluências de pessoas e interesses dos mais variados.
 Teve momentos na vida que tinha importantes bens, como caminhões e até um jipe, ha quase 50 anos atrás. Quando tive problemas de saúde. ele veio comigo até a capital  em busca de atendimento hospitalar. Foi a primeira vez que andei de trem, de Jales até a estação sorocabana na capital. Foi uma viagem fascinante. No interior fazia bailes, leiloava prendas e era uma importante pessoa aonde chegava pelo seu porte elegante e por vezes administrador de conflitos locais e caseiros. As vezes visitava meu pai quando estava doente e me recordo de sua presença na minha  posse como vereador em 1° de janeiro de 1989  na cidade de  São Bernardo  do campo.
Desde a morte do meu pai em 2010, seu estado de saúde vinha piorando, vindo a falecer no dia 24 de maio de 2014, na Cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Parafraseando Adoniram Barboza:
“Saudosa memória,
Memória querida,
Foi aonde nos passamos dias amargos
 e felizes de nossas vidas”.

Aldo Santos-Militante Sindical, Popular e Partidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário