quinta-feira, 12 de junho de 2014

O POVO NA RUA ENFRENTA A "COPA DA BALA"



Mesmo com o show pirotécnico de abertura, a focalização da mídia nos atores internacionais  da copa do mundo e nas seleções que se encontram em solo brasileiro, não foi capaz de ESCONDER o festival de balas atiradas pela policia militar contra trabalhadores, sindicalistas e jovens que protestam contra a corrupção da FIFA e das obras superfaturadas . Além de espancamento a trabalhadores e a juventude, jornalistas internacional e nacional também foram feridos pela tropa de choque da copa da bala.
A abertura da seleção com um gol contra, é uma metáfora do papel da instituição do futebol internacional e do governo brasileiro. Essa copa do mundo está na contra mão da história, pois um verdadeiro  gol de placa significa investimentos na educação, saúde, transporte,emprego e habitação. 
 Foi humilhante para a presidenta Dilma Rousseff em seu próprio país não ter coragem e condições políticas  de abrir oficialmente a copa do mundo, pois sabia que não concluiria seu discurso diante da repulsa de milhares de torcedores presentes   ao jogo inicial. Foi humilhante também para a FIFA não fazer a abertura oficial desse evento, uma vez que o presidente dessa entidade  Joseph Blatter, merece também nossa mais veemente repulsa.          Mesmo diante desse silêncio institucional obsequioso, a multidão gritava palavra de ordem contra esses dois malfeitores.
 É lamentável que um partido como o PT que no seu nascedouro combatia e enfrentava o aparato bélico da repressão contra os trabalhadores, coloque a disposição dos governos estaduais uma efetiva operação de guerra para coagir  e reprimir nosso  livre direito de ação e manifestação.
 O sindicato dos metroviários e imediações foi  transformado numa praça de guerra cuja sede estava praticamente cercada pelo aparato policial.
Os jogos vão continuar e as lutas estão nas ruas,  antes, durante e depois desse calendário previamente planejado como império romano, com circo e espetáculo para esconder a falta de pão, da divisão de terra e renda,  num país da exclusão.
Portanto,  repudiamos veementemente a copa da bala. Se a copa da bala se transformou na bola da vez, tudo indica que vai ter luta e luto na copa. "Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo. Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores).

Avançar a luta socialista socialista é preciso!


ALDO SANTOS-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO E DO BRASIL, MEMBRO DA EXECUTIVA NACIONAL DA INTERSINDICAL, MILITANTE DOO PSOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário