quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Carta Aberta de Agradecimento aos Professores (as) da APEOESP

Carta Aberta de Agradecimento aos Professores (as) da APEOESP
Prezados professores (as),
Nós, catadores e catadoras de materiais recicláveis do grande ABC, agradecemos a todos vocês pela participação e apoio ao Ato pela Coleta Seletiva com Dignidade no Brasil, Respeito à Economia Solidária e Contra a Incineração, a se realizar no dia 13 de novembro às 10:00 horas na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo.
Para nós,  a educação é a base mais importante para a construção de uma sociedade melhor para se viver, justa, solidária, participativa e humana, e vocês professores (as) são os artífices desta transformação. Tê-los lutando ao nosso lado muito nos orgulha e nos enobrece.
Sabemos que a educação sempre atuou construindo conhecimentos e levando informações para nossos filhos e netos sobre diversos assuntos , entre eles, sobre a importância da realização da coleta seletiva de resíduos para a reciclagem.
O que temos visto nestes últimos anos é que muitas vezes, apesar de todo esse esforço e dedicação de vocês, esses ensinamentos não tem encontrado eco na sociedade, principalmente pelo fato das políticas públicas relacionadas à coleta seletiva e reciclagem não caminhar lado a lado com esses conhecimentos.
Vocês falam que é importante fazer a coleta seletiva aos alunos (as) e este serviço enquanto política pública não existe, ou é realizado apenas como pretexto para dizer que é feito. Esse importante conhecimento, nesse caso, não é levado em consideração. Os prefeitos desrespeitam, assim, os professores (as),  os alunos (as) e a sociedade em geral, e a bandeira da sustentabilidade fica no plano do discurso.
O que estamos percebendo é que os prefeitos estão preferindo realizar acordos e contratos com grande empresa para a realização da coleta seletiva e deixando de lado os catadores (as) e catadoras que, historicamente, foram sempre quem sempre realizou essa atividade no Brasil.  Agora que a Política Nacional de Resíduos Sólidos determinou a obrigatoriedade para a realização dessa atividade, grandes empresas da área da limpeza urbana passaram a incorporar mais este serviço ampliando seus lucros.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que prioritariamente devem ser contratados os catadores (as) para a realização da coleta seletiva no Brasil, para evitar  que o ganha pão de mais de 800 mil catadores (as), deixe de existir e passe a enriquecer alguns poucos empresários, como tem sido realizado historicamente neste país.  O modelo econômico concentrador de renda implantado no país, que produz a miséria e a pobreza, continua a atuar de forma perversa e injusta. Por este motivo, o Brasil apesar de ser a 6ª economia do mundo é a 10ª em má distribuição de renda.
Em São Bernardo do Campo o contrato com a PPP SBC Valorização de Resíduos é da ordem de R$ 4 bilhões em 30 anos. Somente com a instalação do Incinerador é de R$ 650 milhões. Uma mina de dinheiro, que é importante frisar, é recurso público.
Detentores do poder econômico em parceria com políticos,  sem consciências sociais e ambientais, e sem o compromisso e vontade de construção de uma sociedade justa e solidária infelizmente continuam plantando o desemprego, pobreza e miséria. Qual é o objetivo disso?
Houve uma época em que parecia que estávamos construindo uma nova sociedade, justa, solidária, fraterna. Era um momento de questionamento da ditadura militar que havia sido implantado neste país, e de luta pela democratização. Ocorreram melhoras, especialmente no segmento menos favorecido.  Agora, parece que estão investindo no retrocesso. 
Nossa leitura hoje é que somente com o povo nas ruas, de forma organizada e consciente, vamos evitar que esse país seja conduzido de forma irresponsável e muitas vezes, desonesta. Por isso estamos realizando este ato neste que foi o palco de lutas contra a ditadura militar e a corrupção, de forma pacífica, organizada e focada na construção de um Brasil justo, solidário, participativo e humano.
Obrigado a todos os professores e professoras.

Secretaria de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis do Estado de São Paulo
Coopcent ABC - Cooperativa Central de Catadores e Catadoras do Grande ABC
Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis
Fórum Paulista de Economia Solidária
Fórum Brasileiro de Economia Solidária



Nenhum comentário:

Postar um comentário