sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Enquanto as demais cidades mantiveram o feriado na quinta feira, o prefeito de São Bernardo do Campo mais uma vez vai na contra mão da história e cai no canto da sereia capitalista


ATO CONTRA A MUDANÇA DO FERIADO  DO DIA 20 DE NOVEMBRO

 

O movimento negro vêm através desta nota declarar o seu repúdio a transferência do feriado do Dia da Consciência Negra, da data da morte de Zumbi dos Palmares para o dia 21 de Novembro.
A saber, o dia 20 de Novembro foi escolhido em 1971 para ser a data de reconhecimento da luta do povo negro na construção da história do Brasil, por conquista de direitos, igualdade de oportunidades e contra a discriminação racial, por ser o dia do assassinato de um dos ícones da República de Palmares. A oligarquia (senhores de engenho) naquela época contratou o serviço de um Bandeirante paulista (no caso, Domingos Jorge Velho) que culminou na destruição em 1694 do Quilombo e posterior assassinato do líder Palmarino em 1695.
Portanto, é inaceitável que o prefeito Luiz Marinho, aos moldes da oligarquia daquele período, se dobre aos interesses do comércio, da indústria e do setor financeiro atuando na descaracterização do movimento, indo contra todo um histórico de luta em um momento que isso se faz tão importante quando verificamos, para citar apenas um dos aspectos, o genocídio da juventude negra das periferias brasileiras.
Reafirmamos ainda que redobraremos nossos esforços para a aprovação do feriado nacional e de nossa parte o dia 20 de Novembro seguirá como dia de luta contra toda forma de opressão, de discriminação e do racismo, ou seja, de resistência do povo negro contra os atuais “senhores de engenhos” e “capitães do mato”.
Enquanto as demais cidades mantiveram o feriado na quinta feira, o prefeito de São Bernardo do Campo mais uma vez vai na contra mão da história e cai no canto da sereia capitalista
DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2014, A PARTIR DAS 13:30  FRENTE A IGREJA SANTA FILOMENA,CENTRO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Apeoesp-São bernardo do campo
Espaço Cultural Luiza Mahin
Movimento Estudantil Livre
Coordenação Regional da Aproffesp
PSOL São Bernardo do Campo, em 16 de Novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário