sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Conheça 7 curiosidades sobre Vladimir Lênin, que morreu há 90 anos

Conheça 7 curiosidades sobre Vladimir Lênin, que morreu há 90 anos
Com o corpo embalsamado na Praça Vermelha e o cérebro em instituto de pesquisa, líder soviético permanece latente

Patrícia Dichtchekenia
n
Revolucionário, à frente do Partido Comunista e primeiro presidente da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), Vladimir Ilyitch Uliánov (1870-1924), mais conhecido como Lênin, morreu há exatamente 90 anos. Símbolo de inspiração para uns e de subversão para outros, o controverso líder literalmente não foi enterrado e ainda permanece no imaginário político nos dias de hoje. Conheça sete curiosidades marcantes da sua trajetória:
1) Uma múmia na Praça Vermelha. Após sua morte, em 21 de janeiro de 1924, o corpo de Lênin foi embalsamado e pode ser visto em um mausoléu, uma das principais atrações que disputam atenção na Praça Vermelha, em Moscou. Atrás dos muros do Kremlin, à esquerda do Museu Histórico do Estado e à direita da Catedral de São Basílico, jaz o corpo do líder político, cujo estranho aspecto de boneco de cera provoca curiosidade de turistas do mundo todo, tendo longas filas de espera, sem possibilidade de tirar foto, ao redor da praça mais conhecida da capital russa. O culto da imagem de Lênin também atrai saudosistas do governo soviético; ao redor do mausoléu, diversas figuras de alto escalão do período foram enterradas.
[Vladimir Uliánov aderiu ao pseudônimo de "Lênin" em homenagem a rio]

2) Cidade como tributo. Cinco dias depois da morte de Lênin, a cidade de Petrogrado mudou de nome para Leningrado. A homenagem durou até o desmantelamento da URSS, em 1991. Então, o município voltou a ter o nome de fundação: São Petersburgo.

3) Made in Siberia. No final dos anos 1890, o líder soviético ficou exilado durante três anos na Sibéria. No período de clandestinidade, Vladimir Uliánov assumiu diversos codinomes e pseudônimos até firmar-se como “Lênin”. Diz-se que a inspiração veio do rio Lena, um dos três maiores afluentes que sai da Sibéria e corta grande porção do território russo, sendo o décimo mais largo do mundo.
4) Posicionamento político. Em 1887, seu irmão mais velho, Aleksandr, tentou organizar um atentado junto a um grupo de estudantes contra o czar Alexandre III. No entanto, o governo czarista descobriu o plano e Aleksandr foi condenado à morte, aos 23 anos. Acredita-se que a morte do irmão tornou o posicionamento político do jovem Vladimir mais radical.
5) Polêmica cerebral. Pouco antes de embalsamar o corpo de Lênin, cientistas retiraram o cérebro para uma série de análises. A proposta do estudo era tentar compreender o funcionamento neurológico, tido como genial e de capacidade sobre-humana por oficiais do governo. Para soviéticos, foram detectadas células nervosas maiores e melhor conectadas; para cientistas estrangeiros, a anatomia cerebral de Lênin não tinha nada de anômala. De todo modo, o cérebro do líder foi alvo de polêmicas e contestações até hoje. Ao contrário do corpo, ele permanece em um instituto de pesquisa em Moscou.

Mausoléu de Lênin é uma das grandes atrações da Praça Vermelha, em Moscou

6) Meu nome não é Lênin. No ano passado, o Ministério da Justiça da Espanha proibiu o nome “Lenin” no país e recusa atribuir o nome de um cidadão ao do líder político. Para o órgão, Lenin é um pseudônimo, o que poderia originar futuramente uma confusão entre nome e apelido. Na ocasião, o Ministro da Justiça da Espanha, Alberto Ruiz Gallardón, disse que a proibição de registro de nomes de cidadãos, “contrário às normas estabelecidas", aplica-se aos recém-nascidos espanhóis e a pessoas estrangeiras que buscam cidadania no país.

7) Ironias literárias. Conhecido por criticar o método de governo socialista soviético em obras como “A Revolução dos Bichos” e “1984”, o escritor inglês George Orwell morreu na mesma data que Lênin: em 21 de janeiro, mas de 1950.

Link original da matéria

O sonho da "Pátria Grande"

O quase milagroso fortalecimento da Celac e o sonho da "Pátria Grande" 
Escrito por Atilio Borón
Qui, 30 de Janeiro de 2014




Contra todos os prognósticos, a comunidade de países vai se consolidando como instituição “nuestroamericana”. Não é um milagre, mas quase. Contra todos os prognósticos, a Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos) vai se consolidando como instituição “nuestroamericana” e está a ponto de celebrar em Havana sua segunda cúpula de presidentes.

Dizemos “milagre” porque quem poderia ter imaginado, há apenas cinco anos, que o sonho bolivariano de Hugo Chávez – sonho fundando em um impecável diagnóstico da geopolítica mundial – de construir um organismo regional, sem a presença dos Estados Unidos e do Canadá, daria frutos?

Ele, Chávez, e aqueles que o acompanharam nessa empreitada patriótica, tiveram que vencer toda a classe de obstáculos: a resignação de alguns governos, a claudicação de outros, o ceticismo dos mais distantes e a sistemática oposição de Washington, dado menor na política de outros países. Eppur si muove, diria Galileu, ao contemplar a co-criação desse projeto bolivariano, pela primeira vez na história comum a todas as nações da América Latina e do Caribe, com a única exceção – até o momento! – de Porto Rico. Sem dúvidas, o fortalecimiento da Celac – como o da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) no plano sul-americano – é muito boa notícia para a causa da emancipação da Pátria Grande.

A Casa Branca tentou, primeiro, impedir o lançamento da Celac, em dezembro de 2011 em Caracas, com a presença de seu incansável promotor e mentor, já atacado por um câncer que lhe custaria a vida. Ao fracassar em sua tentativa, o império mobilizou seus aliados regionais para abortar – ou pelos menos, adiar para um futuro indefinido – a iniciativa. Tampouco funcionou. A próxima estratégia consistiu na utilização de alguns de seus incondicionais peões na região como cavalos de Tróia, para estragar o projeto desde dentro.

Não avançou muito, mas conseguiu que o primeiro governo que exerceu a presidência pro-tempore da Celac, em 2012, o Chile de Sebastián Piñera, declarasse por meio da boca de Alfredo Moreno, seu chanceler, que “a Celac será um fórum, não uma organização, que não terá sede, secretariado, burocracia nem nada disso”. Um fórum! Quer dizer, um âmbito de amáveis e intranscedentes práticas de governantes, diplomatas e especialistas, que nem de longe colocariam em questão a dominação imperialista na América Latina e o Caribe.

E a Casa Branca também conseguiu, através do militante ativismo de seus principais amigos da Aliança do Pacífico, México, Colômbia e Chile, que todas as decisões da Celac deveriam ser adotadas por unanimidade. Parece que a “regra da maioria” – tão cara para a tradição política estadunidense – somente funciona quando lhes convém; quando não, impõe-se um critério que, de fato, dá poder de veto a qualquer dos 33 membros da organização. Mas essa é uma faca de dois gumes: Panamá e Honduras poderiam vetar uma resolução que exija colocar um fim ao status colonial de Porto Rico, mas Bolívia, Equador e Venezuela poderiam fazer o mesmo frente a outra que proponha requerer a colaboração do Comando do Sul dos EUA para combater o narcotráfico.

O segundo turno presidencial da Celac, em 2013, foi de Cuba, e o presidente Raúl Castro Ruz deu passos importantes para desbaratar as manobras do chanceler chileno: a institucionalização da Celac avançou e foi criado um embrião de uma organização que, para essa cúpula, conseguiu elaborar 26 documentos de trabalho, algo que nenhum fórum faz. Algumas propostas, como a declaração da América Latina e o Caribe como uma “Zona de Paz”, serão objeto de um debate surdo, porque não se trata só de evitar a presença de armas nucleares na região – como saber se elas não existem na base de Mount Pleasant, nas nossas Ilhas Malvinas? –, mas também de utilizar o recurso da força para resolver conflitos internos.

Esse tema faz alusão subliminar à tradição intervencionista de Washington na América Latina e à presença de 77 bases militares na região, cujo propósito é exatamente esse: intervir, quando as condições lhes convenham, com sua força militar na política interna dos países da região, complementando a aberta intervenção que Washington já realiza em todos eles.

Lembrem-se, para citar um exemplo bem didático, o papel decisivo da “embaixada” para determinar o ganhador da recente eleição presidencial em Honduras. O tema, como se pode ver, será um dos mais urticantes e divisórios, porque há governos, e não são poucos, que não somente toleram a presença dessas bases militares norte-americanas, mas que, como Colômbia, Peru e Panamá, as reivindicam.

Porto Rico

Outro tema potencialmente disruptivo é a aprovação da proposta venezuelana de integrar Porto Rico à Celac – que é absolutamente lógico, levando em conta a história e o presente desse país, assim como sua cultura, sua língua e suas tradições –, mas que provavelmente suscitará reservas entre os governos mais próximos a Washington, para quem Porto Rico é um inegociável espólio de guerra. Uma guerra cuja vitória foi apreendida dos patriotas cubanos e, graças à apropriação de Cuba, Porto Rico e Filipinas, a Roma americana iniciaria a transição de república a império.

Desconta-se, em troca, um apoio unânime para o pedido argentino com relação às Ilhas Malvinas, ao levantamento do bloqueio a Cuba e para outras propostas direcionadas a reforçar os vínculos comerciais, políticos e culturais. Sabe-se que o Equador apresentará uma proposta de repúdio à espionagem realizada pelos EUA e de desenvolvimento de uma nova rede de comunicação na Internet a salvo da interdição de Washington; e é provável que se aprovem propostas concretas em relação ao combate à pobreza e que se examinem alternativas para consolidar o Banco do Sul e, eventualmente, para criar uma grande empresa petroleira latino-americana, tema sobre o qual o presidente Chávez havia insistido uma e outra vez.

A transição geopolítica internacional em curso, e que se manifesta no deslocamento do centro de gravidade da economia mundial até a Ásia-Pacífico; o declínio do poderio global dos EUA; a irreparável queda do projeto europeu; a persistência da crise econômica iniciada no fim de 2007, e que parece somente se acentuar com o passar do tempo; e a permanência de uma “ordem” econômica mundial que concentra riqueza, marginaliza nações e aprofunda a depredação do meio ambiente têm atuado como poderosos incentivos para remover a inicial desconfiança que muitos governos tinham em relação à Celac.

Costa Rica

O acordo fechado em Caracas em 2011 estabelecia que uma troika tomaria sucessivamente conta da presidência durante os primeiros três anos: começou com o Chile, depois Cuba (ratificando o repúdio continental ao bloqueio estadunidense e seu propósito de isolar a Revolução Cubana) e, ao fim dessa cúpula, a presidência será passada à Costa Rica. O país, incondicional aliado de Washington, deverá enfrentar decisivas eleições em 2 de fevereiro, quando pela primeira vez em décadas a hegemonia política da direita neocolonial costarriquenha estará ameaçada pela ascensão de um novo e surpreendente ator político: a Frente Ampla.

A atual presidenta, Laura Chinchilla, por muitos anos funcionária da USAID, é garantia, com o triunfo do oficialismo, da “domesticação” da Celac e do retorno ao projeto cunhado por Sebastián Piñera e expressado com total descaro por seu chanceler. Mas todas as pesquisas dão por certo que haverá segundo turno e, então, o discurso e as propostas bolivarianas do candidato da Frente Ampla, José M. Villata, poderiam catapultá-lo à presidência Costa Rica.

Com certeza, assim como aconteceu há poucos meses com as eleições presidenciais na vizinha Honduras, todo o aparato de inteligência, manipulação midiática e o financiamento dos partidos amigos já foi colocado em ação por Washington, para quem uma derrota da direita neocolonial costarriquenha seria um revés de amplas repercussões regionais. Se isso acontecesse, a Celac poderia dar um novo passo em direção a sua definitiva institucionalização, algo que a América Latina e o Caribe precisam impreterivelmente.

Atilio Borón é diretor do Programa Latino-americano de Educação à Distância em Ciências Sociais (PLED), Buenos Aires, Argentina. Prêmio Libertador al Pensamiento Crítico 2013. www.atilioboron.com.ar - Twitter: http://twitter.com/atilioboron Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=596730002

Tradução: Opera Mundi.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Segundo o secretário de Educação irá convocar mais professores para que eles comecem a trabalhar entre julho e agosto.

Os 20 mil novos professores da rede estadual de ensino que foram chamados pela Secretaria de Estado da Educação terão, a princípio, que pagar pelos exames médicos que devem ser apresentados na perícia, afirmou ontem o secretário da pasta, Herman Voorwald.

Ele  disse que vai discutir o assunto internamente na secretaria e terá uma reunião nesta quinta-feira com a Gestão Pública para definir detalhes.

A Secretaria de Estado da Gestão disse que as informações do concurso estão previstas em edital, mas não detalhou se os professores serão reembolsados.

Segundo o secretário de Educação irá convocar mais professores para que eles comecem a trabalhar entre julho e agosto. "Minha proposta ao governador é que já a partir de abril eu comece a chamá-los."(publicado no site do CPP)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

85 ricos somam tanto dinheiro quanto 3,5 bilhões de pobres no mundo

85 ricos somam tanto dinheiro quanto 3,5 bilhões de pobres no mundo
A parcela de 1% dos mais abastados dos EUA concentra 95% do crescimento depois da crise. 80% dos espanhóis acham que a lei favorece os poderosos

CLARA BLANCHA
R
Uma criança, em um lixeiro em Guwahati, Índia
A concentração em massa dos recursos econômicos nas mãos de poucos abre uma brecha que supõe uma grande ameaça para os sistemas políticos e econômicos inclusivos, porque favorece poucos em detrimento da maioria. De modo que para lutar contra a pobreza é básico abordar a desigualdade. Esta é a conclusão do relatório Governar para as Elites. Sequestro democrático e desigualdade econômica, que a ONG Oxfam Intermón publica hoje.
O estudo parte de dados objetivos de várias instituições oficiais e relatórios internacionais que constatam a “excessiva” concentração da riqueza mundial nas mãos de poucos. São dados como esse, de que 85 indivíduos acumulam tanta riqueza como os 3,570 bilhões de pessoas que formam a metade mais pobre da população mundial. Ou que a metade da riqueza está em mãos de 1% de todo mundo. Isso sem contar, adverte o relatório, que uma considerável quantidade desta riqueza está oculta em paraísos fiscais.
O relatório da organização, que será apresentado no Fórum Econômico Mundial de Davos junto a um clamor para que se adotem compromissos para frear a desigualdade, adverte que “as elites econômicas estão sequestrando o poder político para manipular as regras do jogo econômico, o que massacra a democracia”.
"Os grandes investidores se aproveitaram dos planos de resgate público"
O relatório vai acompanhado de dados que mostram com nitidez o acréscimo da concentração de riqueza em poucas mãos desde 1980 até a atualidade. Ou como a concentração e a brecha seguem aumentando apesar da grande recessão do ano 2008. Nos Estados Unidos, por exemplo, a fatia de 1% mais rica da população concentrou 95% do crescimento posterior à crise financeira. Na Europa, os rendimentos conjuntos das 10 pessoas mais ricas superam o custo total das medidas de estímulo aplicadas na União Europeia entre 2008 e 2010 (217 bilhões de euros contra 200 bilhões).
O calor na pressão fiscal aos ricos, os recortes sociais ou o resgate da banca com fundos públicos são exemplos de um fenômeno que é tão visível que aumenta a consciência pública do acréscimo deste poder. A Oxfam Intermón apoia esta afirmação em uma pesquisa realizada na Espanha, Brasil, Índia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos, que revela que a maior parte da população acha que as leis estão desenhadas para favorecer os ricos. Na Espanha, 80% da população acha que as leis estão feitas com este objetivo.
Sobre o caso espanhol, o diretor da Oxfam Intermón, José María Lado, afirma que o país “não escapa desta dinâmica” e que a atual crise se explica em parte por ela: “Os casos nos quais os interesses de uma minoria economicamente poderosa se impuseram aos interesses da cidadania são numerosos na história de nossa democracia. A crise econômica, financeira, política e social na qual padece a Espanha hoje tem boa parte de sua origem precisamente nessas dinâmicas perniciosas onde o interesse público e os processos democráticos foram sequestrados pelos interesses de uma minoria".
Entre as políticas desenhadas nos últimos anos que favorecem a minoria de ricos, a organização enumera a desregulamentação e opacidade financeira, os paraísos fiscais, a redução de impostos as rendas mais altas ou os recortes de despesa em serviços e investimentos públicos. O relatório constata como, no caso da Europa, “as tremendas pressões dos mercados financeiros impulsionaram drásticas medidas de austeridade que atingiram as classes baixa e média, enquanto os grandes investidores se aproveitaram dos planos de resgate público”.
"A organização pede que se tomem medidas contra os paraísos fiscais"
Por tudo isso, a Oxfam Intermón exigirá no enquadramento do Fórum Econômico Mundial de Davos a seus assistentes (sejam particulares ou representantes de Governos) que adotem compromissos em áreas como os paraísos fiscais (que não se permita que se utilizem para evadir impostos); que se façam públicos os investimentos em empresas e fundos; que respaldem sistemas fiscais progressivos; que exijam a seus Governos que os impostos se destinem a serviços públicos ou em saneamento básico e em educação universais, ou que as empresas que representam paguem salários dignos a seus empregados e os países legislen nesta direção, fortalecendo pisos salariais e direitos trabalhistas.
Se ocorre a alguém pensar que as propostas da Oxfam Intermón são utópicas, a organização lembra que “esta perigosa tendência” é reversível e que existem exemplos disso. Foi o caso, lembra, dos Estados Unidos ou Europa depois da II Guerra Mundial, quando o crescimento econômico se compatibilizou com a redução da desigualdade, ou o caso da América Latina, onde a desigualdade diminuiu “significativamente durante a última década graças a uma fiscalização mais progressiva, os serviços públicos, a proteção oficial e o emprego digno”.
O relatório também contempla exemplos de concentração em países em desenvolvimento e alude à superminoritaria elite indiana, milionários que em boa parte forjaram suas fortunas em setores cujos benefícios dependem do acesso aos serviços básicos; ao poder das elites no Paquistão e sua influência na manipulação legal; à desigualdade na África, apesar da abundância de recursos, ou à chamada “rede mundial de segredos bancários”, que não é nada mais do que a formação dos paraísos fiscais.

domingo, 26 de janeiro de 2014

MOVIMENTO EM LUTA POR MORADIA ORGANIZA REUNIÃO

MOVIMENTO EM LUTA POR MORADIA ORGANIZA REUNIÃO
 A Convite de moradores participei de importante reunião nesse domingo dia 26/01/2014, com aproximadamente 40 famílias do Jardim Jussara e moradores que pagam aluguel na Vila Lulaldo no Riacho Grande.

 Expliquei sobre o formato das lutas por moradia ao longo de várias décadas, bem como as experiências vitoriosas e as lutas de resistência nesse período.

 Ao final houve concordância na organização de um novo movimento em luta por moradia no município.

 A próxima reunião será no dia 9 de fevereiro às 15 horas em local a ser definido pela comissão organizadora. Além da luta por moradia será encaminhado as autoridades competentes  reivindicações  como: água, luz,  esgoto, asfalto nas ruas da vila Lulaldo, bem como combater   o grande número de ratos e  cobras  que estão tomando conta de várias casas na Vila  (Rua Natanael),

Quem luta conquista, junte-se a nós!


Aldo Santos. Ex-vereador, militante sindical e  membro do Psol

50 ANOS DEPOIS

50 ANOS DEPOIS

No meu diário de 25 de janeiro de 1984 está escrito: “comício na praça da Sé às 16 horas. compareceram 300 mil pessoas, segundo a folha de São Paulo. O orador mais aplaudido foi o Lula que quase nada falou. É uma liderança que aponta para o descaminho da classe trabalhadora. Trabalhei no Hospital do Mandaqui até às 13 horas e compareci a praça da sé no período da tarde. Estava um visual bonito com faixas do PT, PCB, PC do B, PMDB e outras fazendo referência a classe trabalhadora”.
A ditadura militar estava agonizando e a participação popular foi determinante no sepultamento da mesma. A grande luta era pela eleição direta. Aconteceram aproximadamente 17 comícios e caravanas pelo Brasil tendo como figuras de destaque Ulisses Guimarães, Luiz Inácio Lula da Silva e outros e outras. Desde 1983 tramitava a emenda Dante de Oliveira que propunha eleições diretas para presidência da república em 1984. Essa emenda foi fundamental no processo de mobilização por todo país. Na prática, essa emenda colocava em cheque a ditadura que teve inicio com o golpe militar em 1964. Portanto, 50 anos depois o movimento enfrentou e derrubou a ditadura militar, restabeleceu o pluripartidarismo, porém a ditadura do capital continua intacta, apesar das lutas travadas nesses anos de lutas e resistências. A lição que devemos tirar desses anos de chumbo e de resistência é que a vida é uma permanente luta pela  destruição do sistema capitalista que  pode até conviver e flexibilizar em relação as  liberdades vigiadas, porém,  não altera o confronto de interesses das classes antagônicas entre o capital e o trabalho.

VIVER É NECESSÁRIO, MAS  LUTAR É PRECISO!!!


ALDO SANTOS- COORDENADOR DA APEOESP-SBC, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO E DO BRASIL, PRESIDENTE DO PSOL EM SBCAMPO. 

SOBRE REGULAMENTAÇÃO DE ACÚMULO DE CARGO

  1. SOBRE REGULAMENTAÇÃO DE ACÚMULO DE CARGO DE EFETIVO E CAT. F OU COM CAT. "O"; de Cat. F com Cat. O VEJAM O DECRETO 59.448/13(DE 19 DE AGOSTO DE 2013: VI - o artigo 12:"Artigo 12 - A acumulação remunerada de dois cargos docentes ou duas funções docentes ou de um cargo de suporte pedagógico com um cargo ou função docente poderá ser exercida, desde que:I - seja observado o limite de 65 (sessenta ...e cinco) horas semanais para a carga horária total do acúmulo;II - haja publicação de ato decisório favorável, após verificação da compatibilidade de horários, observada a distância entre os órgãos/unidades.Parágrafo único - O disposto no "caput" deste artigo aplica-se aos docentes ocupantes de função-atividade e aos docentescontratados nos termos da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009.". (NR)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Comunicamos o falecimento da Mãe do Professor Rogélio Morales Lopes...

Comunicamos o falecimento  da Mãe do Professor Rogélio Morales Lopes (Francisca Morales Lopes) , que veio a óbito  no dia 23/01/2014.O corpo está sendo velado no cemitério da Vila Pauliceia e o enterro será no dia 24/01/2014 (sexta feira)  as 10 horas no mesmo  cemitério.Nosso sentimento   ao passamento de sua genitora e nossos pêsames  a família enlutada. 


Coordenação da APEOESP/SBC.  

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CONVOCA os candidatos aprovados e classificados no concurso em epígrafe, para as sessões de escolha de vagas, a serem realizadas em dias, hora e locais, adiante mencionados e baixa instruções.

PÁGINA - 80 – SÃO PAULO, 124 (13) DIÁRIO OFICIAL PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I TERÇA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2014

EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II


COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II
- A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do Inciso XIII, item 18 das Instruções Especiais SE 02/2013, publicadas no DOE 26/09/2013, disciplinadoras do concurso em questão, observado o Decreto Nº 55.144, de 10 de dezembro de 2009, alterado pelo Decreto Nº 59.447, de 19 de agosto de 2013, CONVOCA os candidatos aprovados e classificados no concurso em epígrafe, para as sessões de escolha de vagas, a serem realizadas em dias, hora e locais, adiante mencionados e baixa instruções.

I. INSTRUÇÕES GERAIS
1. A chamada para escolha de vagas obedecerá, rigorosamente, a ordem de CLASSIFICAÇÃO FINAL - 1ª OPÇÃO, Lista Geral e Lista Especial, por disciplina, em nível de Regional – Diretoria de Ensino.
2. O candidato convocado deverá comparecer munido de DOCUMENTO DE IDENTIDADE - RG e do CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS – CPF ou se fazer representar por procurador, legalmente constituído, portando xerocópia dos documentos mencionados.
3. Assinada a ficha de escolha de vaga pelo candidato ou seu procurador, não será permitida, em hipótese alguma, desistência ou troca da vaga escolhida, sob qualquer pretexto.
4. O candidato deverá fornecer, obrigatoriamente, e-mail pessoal a ser utilizado para recebimento de informações.
5. Não haverá nova oportunidade de escolha de vaga ao candidato retardatário ou ao que não atender à chamada no dia, hora e local determinados.
6. Critérios para escolha de vagas aos candidatos portadores de deficiência, classificados na Lista Especial, nos termos do Capítulo VIII do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, no disposto no artigo 3º da Lei Complementar 932, de 8 de novembro de 2002 e no Decreto Estadual nº 59.591, de 14 de outubro de 2013:
6.1. Serão reservadas 5% das vagas existentes aos candidatos portadores de deficiência, classificados na Lista Especial, considerando-se, para cada fração, o número inteiro subsequente;
6.2. O número de cargos vagos a serem oferecidos aos candidatos da Lista Especial será correspondente ao cálculo de 5% das vagas existentes na Diretoria de Ensino, conforme item
2, Capítulo V das Instruções Especiais SE 02/2013.
6.3. O candidato portador de deficiência concorrerá na Lista Geral e na Lista Especial, de acordo com a melhor classificação obtida em cada Lista;
6.4. O candidato que for atendido na Lista Geral fica excluídoda Lista Especial e vice-versa;
6.5. O candidato que não comparecer, ou desistir da escolha de vaga pela Lista Especial, terá seus direitos exauridos nesta, concorrendo, apenas, na Lista Geral;
6.6. Iniciada a sessão de escolha de vagas, será chamado, inicialmente, o 1º candidato da Lista Geral e em seguida o 1º candidato da Lista Especial, os demais candidatos com deficiência serão chamados a cada intervalo de 20 candidatos da
LISTA GERAL.
6.7. Quando a Diretoria de Ensino indicar a existência de cinco a dez cargos, o 2º cargo deverá ser oferecido ao candidato classificado na Lista Especial;
6.8. Quando o número de candidatos classificados na Lista Especial não for suficiente para prover os cargos/vagas reservados, os restantes serão revertidos para os candidatos classificados na Lista Geral;
7. De acordo com o artigo 1º do Decreto Nº 59.448, de 19 de Agosto de 2013, que altera o artigo 5º do Decreto nº 55.078, de 25 de novembro de 2009, o provimento de cargos de professor far-se-á sempre em Jornada Inicial de Trabalho Docente,caracterizando-se a vaga quando existirem aulas disponíveis da disciplina do cargo de ingresso em quantidade equivalente à da carga horária dessa jornada. No caso de o número de aulas disponíveis da disciplina do cargo não possibilitar a constituição da Jornada Inicial de Trabalho Docente, a vaga para ingresso poderá ser caracterizada em Jornada Reduzida de Trabalho Docente, a critério da administração.
8. O candidato que escolher vaga deverá providenciar os exames médicos constantes do item 7.2.3, Capítulo XII das Instruções Especiais SE 02/ 2013, e em momento oportuno, acessar o sistema GDAE para cadastramento e impressão da Guia de Perícia Médica de ingresso.

9. Antes do início dos trabalhos, a equipe responsável fornecerá os esclarecimentos necessários para o decorrer da sessão de escolha.
10. A relação de vagas disponíveis para o ingresso foi publicada no Diário Oficial do Estado em 18/01/2014 e também estará disponível para consulta no site da Secretaria da Educação: “www.educacao.sp.gov.br“.
11. Prevendo-se o não comparecimento/desistência de candidatos, a Secretaria da Educação convoca, para sessão de escolha, nº maior de candidatos do que cargos existentes.
12. Na presente etapa de sessão de escolha de vagas estão sendo oferecidos 20.000 cargos, observada a reserva determinada em lei para os candidatos classificados na Lista Especial.
13. Esgotados os cargos reservados, os candidatos excedentes, se houver, deverão aguardar próxima convocação para escolha de vaga.




TERÇA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2014 DIÁRIO OFICIAL PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I SÃOPAULO, 124 (13) – 85

1. LOCAL: DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO BERNARDO
DO CAMPO - AUDITÓRIO
ENDEREÇO: Rua Princesa Maria da Gloria, nº 176 - Nova
Petrópolis - São Bernardo do Campo – SP

2. QUADRO DE CHAMADA
Disciplina - Dia - Horário - N.º dos candidatos convocados
1 - ARTE - 25 cargos - 27/01/2014 – 09h00 – Lista Geral – 01 ao 40.
2 - BIOLOGIA - 15 cargos - 27/01/2014 – 09h00 – Lista Geral – 01 ao 25
3 - CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS - 33 cargos - 27/01/2014– 09h00 – Lista Geral – 01 ao 50
4 - EDUCAÇÃO FÍSICA - 06 cargos - 27/01/2014 – 09h00 – Lista Geral – 01 ao 15
- 01 cargo - 27/01/2014 – 09h00 – Lista Especial – 01
5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – 11 cargos - 27/01/2014 – 14h00 – Lista Geral – 01 ao 25
6 - FILOSOFIA- 24 cargos- 27/01/2014 – 14h00 – Lista Geral – 01 ao 40
- 01 cargo - 27/01/2014 – 14h00 – Lista Especial – 01
7 - FÍSICA - 33 cargos - 28/01/2014 – 09h00 – Lista Geral – 01 ao 33
8 - GEOGRAFIA - 45 cargos - 28/01/2014 – 09h00 – Lista Geral – 01 ao 60
9 - HISTÓRIA - 34 cargos - 28/01/2014 – 09h00 – Lista Geral – 01 ao 50
10 - LÍNGUA INGLESA - 08 cargos - 28/01/2014 – 09h00 – Lista Geral – 01 ao 15
11 - LÍNGUA PORTUGUESA - 26 cargos - 28/01/2014 – 14h00 –Lista Geral – 01 ao 35.
- 01 cargo - 28/01/2014 – 14h00 – Lista Especial – 01 ao 02.
12 - MATEMÁTICA - 97 cargos - 28/01/2014 – 14h00 – Lista Geral – 01 ao 150.
13 - QUÍMICA - 09 cargos - 28/01/2014 – 14h00 – Lista Geral – 01 ao 15


14 - SOCIOLOGIA - 30 cargos - 28/01/2014 – 14h00 – Lista Geral – 01 ao 50

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ESCOLAS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E SÃO CAETANO DO SUL

SUBSEDE DA APEOESP DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Av. Franciso Prestes Maia, nº 233 – 1ºandar – Centro – São Bernardo do Campo – SP
Telefone (11) 4125.6558 – (11) 4332.3913 (11) 2669.6750 - Email: coordenacaosbc@gmail.com

Escolas de São Bernardo do Campo


20 de Agosto
4330-4280
4330-5106
-
Av. Kennedy
919
Vila Dayse
Adail Luiz Miller, Dr.
4396-2594
4396-5933
-
R. Matheus Demarchi I
181
Demarchi
Amadeu Olivério, Prof.
4368-5381
4368-8965
4367-2600
R. Itaúna
66
Rudge Ramos
Anésia Loureiro Gama, Profª
4368-3290
4368-6178
4367-2481
R. Eduardo Oliveira
35
Jd. Silvestre
Antonio Caputo
4354-0520
4354-7197
-
R. Marcílio Conrado
280
Riacho Grande
Antonio Nascimento, Prof.
4178-9768
4178-1423
-
Av. Padre Anchieta
835
Jordanópolis
Ayrton Senna da Silva
4347-0416
4396-5999
-
R. Salim Mahfoud
s/nº
Terra Nova II
Baeta Neves, Dr.
4330-5375
4121-2232
4330-2758
R. Campinas
118
Baeta Neves
Brazilia Tondi de Lima (ALE)
4127-9190
4335-3868
-
Av. Izabel A Maia
733
Vl São José
Carlos Pezzolo, Prof.
4127-4636
4127-1241
-
Av. Tiradentes
1755
Vl. do Tanque
Célio Luiz Negrini, Prof. (ALE)
4339-9215
4339-9206
-
Estr. da Pedra Branca
s/nº
Areião
Clarice de Magalhães Castro, Profª
4109-7882
4352-0121
-
Av. S.   Ricardo Batista
355
Assunção
Clóvis de Lucca, Prof.
4330-5463
4332-9309
-
R. dos Vianas
1915
Jd. Farina
Cynira Pires dos Santos, Profª
4367-3957
4368-3301
-
R. Angela Thomé
134
Rudge Ramos
Domingos Peixoto da Silva, Prof. (ALE)
4358-1496
4358-1445
-
Estrada Alvarenga
7199
Alvarenga
Euclydes Deslandes, Prof. (ALE)
4109-7922
4109-0935
4109-0551
R. Estrada das Casas
2109
Dos Casas
Faustina Pinheiro da Silva, Profª(ALE)
4347-7792
4396-6055
-
R. Valdomiro Luiz
11
Demarchi
Fausto Cardoso Figueira de Mello, D
4178-9083
4178-7482
-
R. Fco Alves
580
Paulicéia
Francisco Cristiano Lima de Freitas(ALE)
4358-2554
4358-2214
-
Est. do Poney Clube
s/nº
Orquídeas
Francisco Emygdio Pereira Neto, Dr.
4351-2242
4109-2278
4352-5452
R. Armando Backx
441
Demarchi
Francisco Prestes Maia, Engº
4341-7170
4341-7230
-
Av. Alvaro Guimarães
350
Planalto
Ismael da Silva Junior, Prof.
4178-1490
4178-9936
-
R. João B. de Almeida
230
Vl Flórida
Jacob Casseb, Prof. (ALE)
4358-1608
4358-2099
-
Est. da Cama Patente
200
Fabrício
Jean Piaget(ALE)
4109-4309
4109-3657
-
R. Maria Copeinsk
191
Detroit
João Batista Bernardes, Prof. (ALE)
4343-7424
4392-7290
-
R. João XXII
340
Nazaré
João Firmino Correia de Araújo, Dr.
4109-8679
4109-1615
-
R. Mª Azevedo Florence
233
Assunção
João Ramalho
4335-0640
4335-1172
-
R. José Bonifácio
102
Centro
Joaquim Moreira Bernardes, Prof. (ALE)
4127-3242
4335-4005
-
Av. Condde São Lourenço
65
Jd. Silvina
Jorge Rahme, Prof.
4178-4266
4178-8486
4178-5203
Av. do Taboão
3550
Taboão
José Fornari, Dr.
4330-5370
4330-1955
4121-1273
R. Aparecida
198
Baeta Neves
José Gonçalves  Andrade Figueira, (ALE)
4357-2976
4357-5250
-
R. Fernando Pessoa
192
Jd. da Represa
José Jorge do Amaral, Prof. (ALE)
4354-0152
4354-8514
-
R. Fco Mariotto
99
Fincos
Julieta Vianna Simões Sant'Ana, Pro
4343-6988
4392-8072
-
Av. Rosa Alzembnerg
680
Jd. Independência
Laudo Ferreira de Camargo, Ministro
4178-3772
4178-8617
-
R. Julio de Mesquita
757
Paulicéia
Lauro Gomes de Almeida
4368-3954
4368-3089
-
R. General C. Lopes
100
Rudge Ramos
Luis dos Santos, Metalúrgico
4127-7268
4335-4208
-
R. Primo Bechelli
133
Parque Seleta
Luiza Collaço Q Fonseca, Profª(ALE)
4127-9122
4335-3787
-
R. Vicente M. da Rocha
44
Ferrazópolis
Marco Antonio Prudente Toledo, (ALE)
4358-3706
435-8111
-
Est. do Poney Clube
2120
Las Palmas
Maria Auxiliadora Marques, Profª
4392-4884
4343-8499
-
R. dos Tapirangas
35
Pq dos Pássaros
Maria Cristina S Miranda, Pro(ALE)
4127-7544
4335-1847
-
R. Abramo Luchesi
12
Jd. Leblon
Maria Iracema Munhoz
4330-2633
4330-5256
4135-9173
R. Marechal Rondom
100
Centro
Maria Luiza Ferrari Cícero, Profª...
4330-9085
4330-4071
4135-6775
R. Santa Adelaide
81
Vl. Euclydes
Maria Osório Teixeira, Profª(ALE)
4392-2290
4392-4377
-
R. José Dias Donadelli
567
Belita
Maria Pires, Profª(ALE)
4354-0196
4354-7194
-
Est. Brasílio de Lima
68
Botujuru
Maria Regina Demarchi Fanani
4347-7414
4396-6022
-
R. Andrea Demarchi
45
Demarchi
Mario Franciscon(ALE)
4351-4982
4356-1459
-
Est. das Casas
2650
Jd. do Lago
Maristela Vieira, Profª(ALE)
4358-2389
4358-1666
-
R.   Paraguaçu
240
Telma
Mathias Octávio Rôxo Nobre, Dr. (ALE)
4357-1074
4357-4440
-
Est. . Galvão Bueno
4983
Battistini
Mauricio Antunes Ferraz, Prof.
4330-5213
4331-1055
-
R. Princesa F. Carolina
555
Nova Petrópolis
Mizuho (Abundância) (ALE)
4109-5070
4356-1473
-
Est. da Cooperativa
575
Alves Dias
Nail Franco de Mello Boni, Profª(ALE)
4127-7621
-
-
R. das Orquideas
313
Vl. Esperança
Nelson Monteiro Palma, Prof.
4335-3627
4335-3684
-
R. Francisco Bonício
s/nº
Vl. do Tanque
Neusa Figueiredo Marçal, Profª
4351-1040
4356-1470
-
R. Lúcia Zincaglia
41
Assunção
Omar Daibert, Reverendo
4109-0883
4356-1462
-
R. Leonardo Martins Neto
41
Dos Casas
Omar Donato Bassani(ALE)
4354-0516
4354-7192
-
R. Ernesto Zabeu
253
Tatetos
Palmira Grassioto Ferreira  Silva, (ALE)
4121-1848
4330-5426
-
R. Almeida Leme
100
Vl. Tocantins
Pedra de Carvalho, Profª
4343-7494
4392-6948
-
R. Carlos Ayres
400
Independência
Robert Kennedy, Senador
4351-1699
4356-1455
4351-5126
R. Nilo Peçanha
200
Assunção
Rudge Ramos
4365-1190
4362-2657
-
Av. Pres. A Bernardes
152
Rudge Ramos
Santa Dalmolin Demarchi
4347-7832
4396-5420
-
R. Afonso Demarchi
120
Demarchi
Santa Olimpia
4109-8133
4352-3955
-
R. Freire de Andrade
4
Assunção
São Pedro
4335-4426
4335-9235
-
D. Pedro de Alcantâra
273
São Pedro
Sergio Vieira de Mello, Diplomata(ALE)
4358-3077
4358-5844
-
Est. Do Alvarenga
4100
Alvarenga
Tereza Delta
4125-0704
4330-4473
-
Av. Imper.   D. Pedro II
1000
Nova Petrópolis
Tito Lima
4354-0636
4354-7099
-
Rua Sagres
127
Estoril
Vilma Apparecida Anselmo Silveira,
4341-5911
4341-7278
-
R. João D. Tavares
183
Calux
Vladimir Herzog, Jornalista
4123-7644
4330-5337
-
R. do Cruzeiro
262
Vl. Duzzi
Walker da Costa Barbosa, Prof.
4330-2227
4332-9101
-
Av. Luiz Pequini
s/nº
Jd. Nascimento
Wallace Cockrane Simonsen
4123-1448
4330-5264
4330-1819
R. Tasman
449
Jd. do Mar
Yolanda Noronha  Nascimento, Pr(ALE)
4127-5003
4335-1316
-
R. Visconde de Cairú
252
Jd. Silvina
Yvone Frutuoso Prodóssimo, Profª(ALE)
4357-3167
4357-3186
-
R. Maringá
155
Jd. da Represa







Escolas de São Caetano do Sul
Alexandre Grigoli, Padre
4238-2926
4233-9878
4231-3741
R.Nelli Pelegrino
954
Nova Gerty
Alfredo Burkart, Prof.
4238-1187
4232-7499

R. Boa Vista
200
Boa Vista
Bonifácio de Carvalho,              4226.2919
4221-2588
4224-3628
4229-3889
Av. Dr.Augusto de Toledo
195
Santa Paula
Edgar Alves da Cunha, Prof.
4224-4436
4224-3702
4226-2948
R. Araraquara
63
Fundação
Idalina Macedo Costa Sodré, Dona
4224-4311
4224-4101
4229-4522
R. Conselheiro Lafaiete
619
Santa Paula
Joana Motta, Profª
4232-8744
4232-2249
4232-4915
R. Espirito Santo
1330
Cerâmica
Laura Lopes
4229-6922
4224-1049
4226-2967
R. Do Coral
155
Prosperidade
Maria da Conceição Moura Branco, Profª
4229-8422
4224-1225

R. Tapajós
1085
Olímpico
Maria Trujilo Torloni
4238-7686

4232-4959
R. Estrada das Lágrimas
579
Jd. São Caetano
Yolanda Ascencio, Profª
4232-2721
4232-8826
4232-5041
Av. Tijucussu
800
Olímpico