domingo, 22 de junho de 2014

NOVOS LABORATÓRIOS PARA OS USUÁRIOS DO IAMSPE

sábado, 21 de junho de 2014

Aldo Santos (São Bernardo) e José Silva (Mauá) pleiteiam vaga na Câmara Federal. Já Marcelo Reina (Santo André) e Alberto Ticianelli (Ribeirão) estão de olho na Assembleia Legislativa

Psol da região aposta em ex-prefeituráveis para deputado

 0  Diário do Grande ABC,publicado no diário do grande abc,21/06/2014

Dos cinco prefeituráveis do Psol no Grande ABC em 2012, quatro retornarão às urnas neste ano, disputando vaga de deputado. Aldo Santos (São Bernardo) e José Silva (Mauá) pleiteiam vaga na Câmara Federal. Já Marcelo Reina (Santo André) e Alberto Ticianelli (Ribeirão) estão de olho na Assembleia Legislativa. Apenas Fernando Turco, que disputou o Paço de São Caetano há dois anos, não integra a lista de postulantes.
A definição dos nomes ocorreu semana passada, durante convenção estadual da sigla, que ratificou o professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) Gilberto Maringoni para representar o Psol na disputa pelo governo estadual.
A lista de postulantes socialistas da região tem 20 nomes, superior ao PT, que homologou 13 candidatos, e o PSDB, que pode ter no máximo dois candidatos. Nas sete cidades, a sigla socialista possui 2.413 filiados, correspondente a 0,1% dos mais de 2 milhões de eleitores da região. Por outro lado, PT e PSDB contam com 25.852 e 15.068 associados, respectivamente.
Com 3.596 votos conquistados na disputa pelo comando do Executivo são-bernardense em 2012 (0,91% dos válidos), Aldo Santos afirma que sua candidatura vai dialogar com a “rebeldia” das ruas, registrada em junho do ano passado. “A candidatura tem objetivo de interagir com os milhares de brasileiros que protestaram (a princípio pedindo redução da tarifa de ônibus) apresentando suas reivindicações”, disse.

terça-feira, 17 de junho de 2014

BIOGRAFIA ATUALIZADA DO PROFESSOR ALDO SANTOS



BIOGRAFIA ATUALIZADA DO PROFESSOR   ALDO SANTOS
Aldo Josias dos Santos, professor,  pai de quatro filhos,filho de Josias Raimundo dos Santos e de Maria Bevenuta de Jesus. Cearense de Brejo do Santo, logo cedo migrou com os pais para o interior de São Paulo (morou nas cidades de Rancharia, Morutinga do Sul e Mesópolis). Na década de 70, forçado pelas condições sociais, mudou-se para São Bernardo do Campo, onde reside até hoje

Trabalhou como bóia fria, auxiliar de protético, atendente e auxiliar de enfermagem. Iniciou sua atuação sindical no Complexo Hospitalar do Mandaqui (Zona Norte da Capital), contribuindo com a formação sindical na área da Saúde, fundando a Associação dos funcionários do complexo Hospitalar do Mandaqui e juntamente com outros sindicalistas, fundam a Associação dos Servidores da Saúde do Estado de São Paulo (ASSES), precursora da organização sindical no Estado de São Paulo.

Participou ativamente das Comunidades Eclesiais de Base no final da década de 70 e início da década de 80.

Por conta de sua ação sindical, em férias, é transferido pelo Diário Oficial para um pequeno centro de Saúde no Sacomã em 1985. Neste ano, inicia sua atuação na Educação Estadual na cidade de Diadema e depois em São Bernardo do Campo, onde se aposentou em 2012. Embora aposentado pelo estado continua lecionando em cursinhos  dirigidos a militância política.

Há mais de trinta e cinco anos vem militando na esquerda brasileira, cuja trajetória é pautada pela luta, coerência e ousadia na defesa intransigente dos menos favorecidos.

É graduado em Filosofia e Estudos Sociais, Bacharel em Teologia, tem especialização em Filosofia da Educação e Sociologia do Mundo do Trabalho e é mestre em História e Cultura.

Tem vasta experiência Política: foi vereador por quatro mandatos em São Bernardo do Campo (1989-2004), foi vice-presidente e secretário da Câmara Municipal com ampla folha de serviços ao lado dos trabalhadores dessa Cidade.

Como reconhecimento de seu trabalho, recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão são-bernardense, proposto pelo ex-vereador Melão Monteiro.

Como sindicalista tem atuado junto a APEOESP - Sindicato dos Professores da Rede Pública do Estado de São Paulo. Coordenou o Coletivo Nacional de Filosofia e é presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo  -APROFFESP e da Associação dos professores de Filosofia e Filósofos do Brasil-APROFFIB,. Foi membro da Executiva Nacional do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente é Membro da Executiva Nacional da Intersindical-Central da Classe Trabalhadora.
Apresentou vários projetos relevantes para São Bernardo do Campo, tais como: Passe Livre Estudantil, aprovado pela câmara e vetado pelo prefeito do PT Mauricio Soares; Semana da Consciência Negra e o projeto do Feriado no dia 20 de Novembro. Apresentou projeto de Conselho de Escola e a vinculação das creches à rede Municipal de Educação, bem como, propôs ainda a criação da Secretaria Municipal de Habitação e a obrigatoriedade do Ensino da Capoeira nas Escolas do Município, dentre outros.

Apresentou também o projeto contra o rodeio na cidade, além de ter apoiado e participado de inúmeras ocupações no município - Vila LULALDO, Vila Natanael, Vila Zilda, Acampamento Santo Dias e outras. Foi solidário com os movimentos de ocupação na Vila Socialista, morro do Samba em Diadema, resistiu bravamente junto aos moradores do Jardim Falcão, além de ter sido preso com o vereador Rodrigues em Diadema, em frente ao Fórum da cidade reivindicando junto com os moradores do Sitio Joaninha que estava sem água a aproximadamente um mês, dentre outros.
Teve atuação marcada, na luta pela educação, saúde, habitação, transporte, defesa dos animais, presidindo e relatando importantes comissões parlamentares de inquérito ( Empresa de transporte coletivo e festa das crianças no Riacho grande) na câmara municipal da cidade.

Em 2008, por unanimidade, foi indicado na convenção Municipal do Partido como candidato a Prefeito pela frente de Esquerda, composta pelo Psol, PSTU e PCB.Concorreu ainda  outras vezes como candidato a prefeito para organizar e divulgar o partido na cidade.

Por várias vezes concorreu a deputado estadual e federal onde obteve expressiva votação. Por deliberação do Diretório Estadual foi indicado como candidato a vice-governador na chapa com Paulo Bufalo e mais de uma centena de candidatos proporcionais.

Coerência, honestidade e competência têm sido a sua marca ao longo de sua trajetória política e como candidato a vice Governador pelo Estado de São Paulo cumpriu importante papel, ao denunciar os limites e caráter de classe do projeto da ficha limpa, como uma contenda que visava dentre outros propósitos, criminalizar os movimentos e os lutadores sociais.

Como professor da rede pública atua ao lado dos professores no âmbito sindical e incentiva os alunos na sua organização estudantil, rumo à destruição do atual modelo econômico que penaliza e escraviza os pobres, ao mesmo tempo em que propicia o acumulo de riqueza, terra e requisitos valorativos ao capital. 

Algumas  propostas:

Com base nas elaborações no campo do Marxismo/Leninismo, contribui com o avanço na consciência de classe, pois segundo o próprio Lênin “sem teoria revolucionária não é possível fazer a revolução”. Defende uma escola pública de qualidade e de caráter laico, voltada para a formação, promoção e libertação dos filhos da classe trabalhadora. Tem se destacado na defesa da reforma agrária e urbana, como condição indispensável no processo revolucionário, em real sintonia, partilha e viabilidade efetiva da reforma agrária no brasil. Tem atuação no campo da defesa de gênero etnia e todas as formas de liberdade da pessoa humana.

Defende a proporcionalidade direta e qualificada no legislativo, executivo, movimento popular, sindical e partidário e uma profunda reformulação de democratização do judiciário( eleições diretas), até que possamos atingir uma sociedade socialista.Defende o fim do senado , pois nada acrescenta dentro da democracia burguesa.

Apoia as lutas antiimperialista, e defende que a ação direta é um passo significativo na resolutividade dos problemas e transformação da nossa sociedade.

Do ponto de vista sindical, defendeu a ruptura com a Central Única dos Trabalhadores - CUT, pois a mesma se transformou numa correia de transmissão das políticas e interesses governamentais. Defendeu a criação de uma Central Sindical do mundo do trabalho,livre  dos governos e dos patrões com independência de classe voltada para os reais interesses da classe trabalhadora. 
Defende ainda a criação de um Partido Revolucionário  Internacional da Classe Trabalhadora.

Do ponto de vista partidário, milita e participa do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), como  membro da corrente política trabalhadora na luta socialista - TLS. Sobre o combate ao preconceito racial e ao xenofobismo, defende a criação de movimentos organizados em Quilombos socialistas, além da perspectiva internacionalista da luta da classe trabalhadora.

Desde a década de 80, Foi um dos articuladores na implementação do Movimento Estudantil Livre - MEL - em Diadema e com a divisão da atual direção do movimento estudantil conclama os estudantes para se organizarem nos grêmios livres nas escolas, na União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES - e entende que a busca da unidade é sempre o caminho certo no processo de acumulação de forças concretas para derrotar o capitalismo em que vivemos. Defendemos a tarifa zero o salário estudantil e o fim do analfabetismo, bem como a reforma política, tributária e a implantação dos conselhos populares deliberativos.

Outras propostas  constam da vasta contribuição com centenas de artigos escritos e publicados nos mais variados veículos de comunicação.
Principais escritos.

No Blog, http://professoraldosantos.blogspot.com está postado centenas de artigos sobre os mais variados temas relacionados à conjuntura internacional Nacional e Municipal. Todos esses escritos estão contextualizados sempre na defesa intransigente da classe trabalhadora em busca da ruptura revolucionária com ao atual modo de produção capitalista.

livros já publicados.
Vergonha de Deus, já esgotado;
Memórias de infância;
Vila Lulaldo, da lei do barbante a regularização fundiária;

Coleção em fase de publicação:
Sobre a luta do povo negro; 
Diário do Acampamento Santos Dias (Aldo Junior);
A histórica luta pelo passe livre;
Os filhos da Rua;
 Embates habitacionais e a  luta de classe. (Vila Lulaldo, Vila Natanael, Vila Zilda, Novo Horizonte, Terra nova III e outras)
E coletânea de artigos dos últimos anos. 

Contatos:

FONE (011)982505385-TIM

segunda-feira, 16 de junho de 2014

CONVENÇÃO ESTADUAL DO PSOL OFICIALIZA CANDIDATURAS!

CONVENÇÃO ESTADUAL DO PSOL OFICIALIZA CANDIDATURAS!

No dia 15 de junho de 2014, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Convenção Estadual do PSOL SP oficiali...zou a candidatura do historiador e professor da Universidade Federal do ABC Gilberto Maringoni para governador. A convenção também aprovou o nome da vice, que será a também educadora Hildete Nepomuceno, professora da rede municipal de São Paulo.

O PSOL aprovou aliança com o PSTU que indicou a servidora pública e candidata a prefeita de São Paulo em 2012 Ana Luiza para o Senado. A aliança recebeu o nome de Frente de Esquerda, foi aprovado as diretrizes de propostas para o programa de governo que seguirá em debate entre os dois partidos para ser apresentado no início de julho.
Para 1º suplente de Senador a Convenção indicou o nome do ex. deputado estadual Anizio Batista.
A convenção também aprovou a aliança com o PSTU para as eleições proporcionais, a Frente de Esquerda deve apresentar 110 candidatos a deputado federal e 150 a deputado estadual.
A TLS VAI LANÇAR UM CANDIDATO A DEPUTADO FERAL,  PROFESSOR ALDO SANTOS E VÁRIOS ESTADUAIS.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Adquira o livro : "Vila Lulaldo , da lei do barbante a regularização fundiária",dos autores Aldo Santos e Ana Valim, publicado pela editora Dialógica.


Vila Lulaldo
Vila Lulaldo: Da Lei do barbante à Regularização Fundiária é uma obra eletrizante, que permeia as bases do real socialismo. Um verdadeiro documentário, onde fato a fato não só é mostrada a saga de homens, mulheres e crianças em busca de uma equalização nos direitos à moradia, mas também a incansável luta pela dignidade humana.
R$25.00

Adicionar ao Carrinho

Autores: SANTOS, Aldo; VALIM, Ana.
Editora: Dialógica Editora - Opus Citatum
Ano: 2014
ISBN: 978-85-67070-02-5
Dimensões: 14x21cm
Páginas: 80

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O POVO NA RUA ENFRENTA A "COPA DA BALA"



Mesmo com o show pirotécnico de abertura, a focalização da mídia nos atores internacionais  da copa do mundo e nas seleções que se encontram em solo brasileiro, não foi capaz de ESCONDER o festival de balas atiradas pela policia militar contra trabalhadores, sindicalistas e jovens que protestam contra a corrupção da FIFA e das obras superfaturadas . Além de espancamento a trabalhadores e a juventude, jornalistas internacional e nacional também foram feridos pela tropa de choque da copa da bala.
A abertura da seleção com um gol contra, é uma metáfora do papel da instituição do futebol internacional e do governo brasileiro. Essa copa do mundo está na contra mão da história, pois um verdadeiro  gol de placa significa investimentos na educação, saúde, transporte,emprego e habitação. 
 Foi humilhante para a presidenta Dilma Rousseff em seu próprio país não ter coragem e condições políticas  de abrir oficialmente a copa do mundo, pois sabia que não concluiria seu discurso diante da repulsa de milhares de torcedores presentes   ao jogo inicial. Foi humilhante também para a FIFA não fazer a abertura oficial desse evento, uma vez que o presidente dessa entidade  Joseph Blatter, merece também nossa mais veemente repulsa.          Mesmo diante desse silêncio institucional obsequioso, a multidão gritava palavra de ordem contra esses dois malfeitores.
 É lamentável que um partido como o PT que no seu nascedouro combatia e enfrentava o aparato bélico da repressão contra os trabalhadores, coloque a disposição dos governos estaduais uma efetiva operação de guerra para coagir  e reprimir nosso  livre direito de ação e manifestação.
 O sindicato dos metroviários e imediações foi  transformado numa praça de guerra cuja sede estava praticamente cercada pelo aparato policial.
Os jogos vão continuar e as lutas estão nas ruas,  antes, durante e depois desse calendário previamente planejado como império romano, com circo e espetáculo para esconder a falta de pão, da divisão de terra e renda,  num país da exclusão.
Portanto,  repudiamos veementemente a copa da bala. Se a copa da bala se transformou na bola da vez, tudo indica que vai ter luta e luto na copa. "Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo. Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores).

Avançar a luta socialista socialista é preciso!


ALDO SANTOS-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO E DO BRASIL, MEMBRO DA EXECUTIVA NACIONAL DA INTERSINDICAL, MILITANTE DOO PSOL.

domingo, 8 de junho de 2014

ENCONTRO REGIONAL DO PSOL DEBATE AS ELEIÇÕES 2014.

ENCONTRO REGIONAL DO PSOL DEBATE AS ELEIÇÕES 2014.

Dirigentes, militantes, filiados, pré-candidatos e simpatizantes do Psol participaram de importante evento Partidário na Cidade de Diadema. O Encontro foi aberto pelo Presidente do Partido da cidade, companheiro Cruz, seguido de saudação dos demais Presidentes do Partido na Região.
analise de Conjuntura foi feita pelo Presidente Estadual do Psol, Paulo Bufalo e pelo  ex-vereador  Aldo Santos. Sobre a situação eleitoral do Partido falaram Miguel Carvalho e Leandro Recife.
O Deputado Gianazzi, foi representado pelo seu acessor, e  ainda fez uso da Palavra  o Presidente Nacional do Partido, Deputado Ivan Valente e o Pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo, professor  Maringoni. Mesmo focando no desafio do partido para a eleição que se aproxima, o debate interno em relação ao método dispensado para com o até então candidato Safatle continua gerando intensa  polêmica. A polêmica se estabeleceu e ao final o Vice Presidente do partido de sbcampo, Felipe Borges, saudou a candidatura do professor  Maringoni, que, como candidato ao governo  do Estado vai dentre outros pontos, fortalecer o partido na região.
Em relação ao método destacado no debate,  o mesmo disse que é preciso e inclusive esclarecer o posicionamento do partido em relação ao até então candidato a vice-governador na eleição passada, companheiro Aldo Santos que foi vítima de criminalização inclusive por forças do partido na eleição passada.
 Os desafios são grandes e o partido começa a definir o tabuleiro eleitoral na convenção estadual marcada para o dia 14 de junho de 2014.
Avançar a luta Socialista é preciso!


Aldo Santos- Militante Sindical, Popular e Partidário. 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

COPA DO MUNDO SE TRANSFORMA EM BATALHA CAMPAL

COPA DO MUNDO SE TRANSFORMA   EM BATALHA CAMPAL  

Temos acompanhado pela  grande imprensa e pelos movimentos sociais o grande impacto entre os interesses dos governantes e das empresas que lucraram com a copa e os direitos negados a classe trabalhadora.
Mesmo dando destaque e tentando criar um clima de copa do mundo, não conseguem esconder as demandas sociais dos sem teto, dos professores  e de dezenas de categorias que se encontram em greve nesse momento. A greve dos metroviários  é um grande teste de enfrentamento as políticas de arrocho salarial do governo do estado, que indiferente  as demandas sociais, trata questão  social como caso policial.
Diferentemente de outros momentos históricos de profunda alienação o governo federal colocou em ação as forças armadas  e todo aparato repressivo na tentativa de calar, reprimir e criminalizar os que lutam por moradia, saúde, educação, salário e trabalho. Segundo liderança do movimento sem Teto, o déficit habitacional brasileiro está em torno de 7 milhões de famílias, no estado de São Paulo, em torno de 1,5 milhões, ao mesmo  tempo em que  questionam as políticas do programa “minha casa minha dívida”, que, dentre outros problemas é responsável pelo avanço da especulação imobiliária  nos grandes centros urbanos.Esse é um momento muito  significativo do ponto de vista da classe trabalhadora, pois governar após junho de 2013, não será fácil para os opressores de plantão, pois cresce o nível de consciência, enfrentamento e exigência por uma nova sociedade justa, igualitária e fraterna, rumo ao socialismo.
O grande desafio é traduzir esse grau de resistência em resultado eleitoral favorável a esquerda consequente, pois corre-se o risco de  no processo eleitoral  mais uma vez  a direita se reorganizar e nos depararmos com mais do mesmo.Nas outras copas, era alienação pura, com o nacionalismo efervescente numa espécie de lavagem cerebral. Felizmente, hoje a resistência se põe como uma necessidade imperiosa diante dos descalabros dos governantes que há mais de 500 anos, oprimem e escravizam índios, negros e operários.

Lutar, resistir e vencer é preciso!!!


Aldo Santos - Sindicalista, militante Popular e Partidário.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Estado rompe contrato e profissionais da faxina voltam ao trabalho em SBC

Estado rompe contrato e profissionais da faxina voltam ao trabalho em SBC
Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)
03/06/2014 - EDUCAÇÃO

Representantes da Apeoesp e Afuse não conseguiram entrar nas escolas para verificar limpeza. Foto: Rodrigo Pinto
Representantes da Apeoesp e Afuse não conseguiram entrar nas escolas para verificar limpeza. Foto: Rodrigo Pinto
Empresa contratada por Alckmin está falindo; situação começa a se normalizar em 50 escolas

O governo do Estado rompeu contrato com a empresa Mult Funcional Mão de Obra Terceirizada, que há dois meses não paga salário aos funcionários de limpeza de 50 escolas estaduais de São Bernardo. Uma nova empresa foi contrata emergencialmente e, de acordo com a diretoria estadual de ensino de São Bernardo, parte das escolas já está com os serviços de limpeza normalizados.
A informação foi confirmada nesta segunda-feira (02/06) após reunião a porta fechada entre a diretoria da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) de São Bernardo e a diretoria estadual de ensino. Entretanto, o governo do Estado não soube explicar quando os salários atrasados serão pagos.
“Não ficou claro como irão quitar os salários atrasados. Mas é de responsabilidade do Estado, pois se trata de dinheiro público. Vamos continuar acompanhando”, avaliou o coordenador da Apeoesp, Aldo Santos.
A nova empresa irá readmitir as ajudantes gerais que quiserem continuar no trabalho. Parte das funcionárias estavam paradas há mais de uma semana por falta de pagamento. Desde então, para manter a limpeza, professores, alunos e pais faziam a faxina das escolas. O contrato emergencial para a contratação da nova empresa foi feito por 180 dias e, após o período, uma nova licitação será realizada.
Vistorias - Nos últimos dias, representantes da Apeoesp e da Afuse (Associação dos Funcionários da Educação do Estado de São Paulo) não conseguiram entrar nas escolas estaduais de São Bernardo para averiguar com estava a limpeza das unidades.