terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Plenária da APROFFIB, durante o III Encontro da APROFFESP, no dia 08 de dezembro de 2016, no campus da UNINOVE- SP






Exposição realizada na Plenária da APROFFIB, durante o III Encontro da APROFFESP, no dia 08 de dezembro de 2016, no campus da UNINOVE – São Paulo-SP. 


      Prof. Aldo Santos (Presidente da APROFFIB)
A APROFFIB é uma entidade que busca desenvolver um pouco do que nós fazemos enquanto APROFFESP – Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos no Estado de São Paulo -, projetar essa luta para o Brasil, porque os professores de filosofia não estão organizados em nível nacional. Para termos uma ideia dos impactos dessas medidas do governo, hoje houve atribuição na diretoria de ensino de São Bernardo do Campo para professores concursados em filosofia e não apareceu nenhum candidato. A informação da eliminação da filosofia ou da sociologia do currículo escolar, já impacta diretamente na condição efetiva do trabalhador.
Esse debate da APROFFIB vem no sentido de buscar uma interlocução para além de São Paulo porque a APROFFESP está consolidada, mas precisamos avançar em outros Estados. Na Paraíba organizaram uma entidade e nos chamaram para um encontro a ser realizado em maio. No Acre houve um encontro recentemente sobre a problemática da filosofia e há muitos professores interessados em outros Estados por esse modelo organizativo da APROFFESP em São Paulo. Essa nossa luta tem um histórico que começou com o Coletivo Nacional de Professores de Filosofia em um congresso que aconteceu no Anhembi onde estavam presentes mais de 600 delegados e delegadas do Brasil inteiro.
Como a filosofia não tem um sindicato, a exemplo dos sociólogos, ou uma entidade que cuidasse do ensino médio, na ocasião tinha uma entidade que se destinava  a pós graduação, e, com   esse contingente de pessoas, após conquistarmos o direito à obrigatoriedade do ensino de filosofia  no Ensino médio, criamos o Coletivo Nacional de Filosofia em 2007. Depois fundamos  a APROFFESP e nessa relação conjunta  com o coletivo, fundamos a APROFFIB que tem uma diretoria legalizada, registrada em cartório e reconhecida. O nosso próximo passo é dar mais visibilidade em nível nacional para esse processo.
A APROFFIBAssociação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasilreitera seu compromisso junto aos educadores e educadoras na luta pelo fortalecimento e ampliação da filosofia nas escolas pública e privada no Brasil, rumo à implementação da disciplina no ensino fundamental. No dia 08/12/16 realizamos nossa Plenária Nacional em São Paulo e pretendemos fazer nosso primeiro encontro nacional no primeiro semestre de 2017






Presidente: Aldo Santos
Vice-presidente: Hugo Allan Matos
Secretário: George Luís Henrique C. Vitorino
Tesoureiro: André Sapanos
Diretor de comunicação e propaganda: José Carlos Carneiro
Diretor de relações acadêmicas e institucionais: Marcos da Silva e Silva
Diretor de relações pedagógicas: Francisco P. Gretter



Reportagem  Ana Valim - MTB 13003

.: O ANIVERSÁRIO, A VIDA E A HISTÓRIA DE UMA MÃE NUNC...

.: O ANIVERSÁRIO, A VIDA E A HISTÓRIA DE UMA MÃE NUNC...: Em 13 de fevereiro de 1929, nasceu uma linda e importante mulher no sertão do Ceara, que desde o nascimento enfrentou as marcas do...

O ANIVERSÁRIO, A VIDA E A HISTÓRIA DE UMA MÃE NUNCA SERÁ ESQUECIDO

O ANIVERSÁRIO, A VIDA E A HISTÓRIA DE UMA MÃE NUNCA SERÁ ESQUECIDO
A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol
MARIA BEVENUTA DE JESUS, UMA GUERREIRA  EM DEFESA DAS LUTAS DOS POBRES
Em 13 de fevereiro de 1929, nasceu uma linda e importante mulher no sertão do Ceara, que desde o nascimento enfrentou as marcas do sofrimento, da resistência e da superação. Essa mulher foi batizada com o nome de Maria Bevenuta de Jesus, criada pelo pai e pela madrasta. Casou-se aos treze anos com Josias Raimundo dos Santos, também da circunvizinhança do sertão cearense. Deste casamento nasceram: Raimundo Josias dos Santos, Francisco Josias dos Santos, Erivaldo Josias dos Santos, Aldo Josias dos Santos, Tânia Maria dos Santos, Francisco Cleonaldo dos Santos, Francisco Raimundo dos Santos e Alda Maria dos Santos. Além desses, outros dois natimortos fazem parte de nossa história. A Família conta hoje com 19 netos (as) e 10 bisnetos (as)...
Empurrados pela seca e pelas dificuldades sociais, migraram para o interior de São Paulo, trabalhando como bóia fria, meeiro, arrendatários, pequenos sitiante. No final da década de 60 e início da década 70, parte da família veio para a Cidade de São Bernardo e posteriormente mudaram-se para Diadema. Hoje, grande parte dos irmãos estão morando na Cidade de Hortolândia.
A APEOESP - Sindicato dos professores do Estado de São Paulo, sabiamente publicou na Agenda dos Professores – 2010, uma merecida homenagem as grandes mulheres, que se destacaram em vários campos das atividades humanas, tais como: Bertha Lutz, pioneira do feminismo brasileiro; Chiquinha Gonzaga, importante expoente da musica brasileira; Cora Coralina, destacada poetiza; Dandara, Mulher de zumbi dos Palmares e guerreira contra a escravidão; Joana D’arc, guerreira francesa; Maysa, ilustre cantora; Mercedes Sosa, singular cantora de musicas revolucionárias latino-americano; Olga Benário, militante comunista; Pagu, participante do movimento modernista; Rachel de Queiroz, importante escritora brasileira; Rosa Luxemburgo, filósofa marxista e militante política e; Simone de Beauvoir, famosa escritora libertária.
É claro que outras mulheres importantes também existiram e existem, porém, os afazeres cotidianos e o envolvimento com a preservação da espécie obstam sua notoriedade.
Na lista publicada faltam mulheres que, pela coragem, ousadia, militância e superação das dificuldades da vida, são verdadeiras heroínas, cujos valores estão impregnados na cultura popular, familiar e de seus descendentes ao longo da existência humana.
Maria Bevenuta de Jesus teve e tem importante contribuição na criação e zelo dos filhos e filhas, netos e netas e sua memória está mais viva do que pensamos no nosso cotidiano, definindo valores ético-morais, estéticos, filosóficos e militantes das causas coletivas e libertárias.
Sua biografia foi marcada pela escultura de um mundo novo, pela ruptura com a sociedade posta. Militou no surgimento de PT , no núcleo do Jardim Independência, participou do movimento de mulheres nesta região, liderou e coordenou o primeiro encontro de mulheres em Diadema, conforme documentos existentes em nossos arquivos, contribuiu com a luta partidária em Hortolândia, sendo uma das primeiras dirigentes da ALS (eleita no primeiro congresso) e em suas últimas palavras fez menção e recomendação: “à festa-alegria, união familiar, focando a necessidade da militância política”.
Há 88 anos, essa brava mulher foi lançada ao mundo, numa vida sem fim, impregnada do efêmero e da ternura presente em todos os seres viventes.
Num mundo onde o capitalismo determina o tempo e as prioridades de cada um de nos, é fundamental refletir, elaborar e pensar sobre nossos antepassados que estão mais vivos entre e dentro de nós, do que muitos imaginam.

Feliz Aniversário Dona Maria.
Escrever sobre nossos entes é preciso!!!!


Aldo Santos: Sindicalista, Ex-vereador em SBC, Presidente da Associação dos Professores de filosofia e filósofos do Brasil, membro da Executiva Estadual do Psol–SP.(13/02/2017)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

.: A LUTA PELO PASSE LIVRE AVANÇA NO GRANDE ABCDMRR

.: A LUTA PELO PASSE LIVRE AVANÇA NO GRANDE ABCDMRR: AVANÇA A LUTA PELA REVOGAÇÃO DA PASSAGEM EM SANTO ANDRÉ. Categoria:  Notícias   Escrito Por Aldo Santos    Publicado Em 10 Feverei...

A LUTA PELO PASSE LIVRE AVANÇA NO GRANDE ABCDMRR

                              
A LUTA PELO PASSE LIVRE   AVANÇA NO GRANDE ABCDMRR
Foi uma semana  muito ativa de membros do Comitê Regional Contra o Aumento da Passagem  no grande ABC. Na segunda feira, mesmo diante de uma chuva torrencial, conseguimos nos reunir e traçar algumas estratégias  em relação ao calendário  da semana.
Na terça, no período da manha, comparecemos ao consórcio Intermunicipal  com sede em Santo André, onde  conseguimos dialogar com alguns prefeitos e arrancar alguns compromissos. Falamos com o prefeito Maranhão que nos ouviu educadamente e disse estar aberto ao diálogo. Conversamos com o prefeito Orlando Morando de Sbcampo, atual  presidente do Consórcio, que, após indagação sobre o aumento da passagem e a mobilidade urbana o mesmo disse que o consórcio não tratou nem vai tratar deste tema. Em relação a mobilidade Urbana, ele disse  que topa o debate regional e pediu para o secretário do Consórcio agendar para que este debate possa contribuir com  esse importante tema. Na mesma terça a tarde, outro grupo foi a sessão da  Câmara municipal de Santo André onde o Prefeito Serra estava presente e se comprometeu em abrir o diálogo sobre esta temática. Todavia, ao sair do plenário os membros do comitê foram indaga-lo sobre a data do debate e o mesmo desconversou e foi indiferente ao apelo da comunidade. Na quinta feira novamente membros do comitê compareceram ao plenário da Câmara e o Professor  Chicão usou a tribuna e discorreu sobre o direito a cidade, o direito  constitucional ao transporte público, criticou a postura do prefeito de Santo André que está na contramão da história, pois é a única cidade da região que  majorou o preço da passagem, passando de 3,80 para 4,20, e, ao final solicitou  a revogação da passagem e uma reunião com o prefeito Serra. O vereadores  usaram a palavra de se manifestaram  da seguinte forma:
“Vereador Pedrinho Botaro do PSDB - Falou que o prefeito está aguardando uma comissão para falar com ele.                       
Vereador Toninho de Jesus PMN- Ficou denunciando as más condições do transporte. Sugeriu fazer uma comissão de vereadores para conversar com o prefeito sobre o transporte.                        
Vereador Ronaldo de Castro PRB - Falou sobre a situação do idoso no transporte.                       
 Vereador Fumaça do PSDB - Ex-motorista de ônibus, defendeu o aumento do transporte. Defendeu o patrão, mas se propôs participar na abertura do diálogo.
Vereador Fábio Lopes PPS -  Elogiou a fala do Chicão. Mais no fim.
Vereador Marcos Pichiari PTB - Falou que o prefeito está aberto ao diálogo e o prefeito quer montar uma comissão entre vereadores e população para debater o tema.                        
Vereador Toninho lagoa PMB - Disse que o aumento é ridículo e   que o transporte tinha que ser administrado pela prefeitura; Estatizado.                       
Vereador Lucas Zacarias, PTB  - Falou que o prefeito está a disposição para debater o tema.                       
Vereador Cicote PSB Presidente da câmara - Ele falou que a fumaça representou ele em sua fala.
Após a fala dos vereadores, e ainda conforme relato, o Aldo está gritando no plenário pedindo encaminhamento para o transporte.                       
O presidente Cicote informou que quem usou a fala na tribuna livre não fez nenhum encaminhamento. Então teremos que marcar outra fala em outro dia para encaminhar.                       
O vereador Eduardo leite PT-  Falou que ele mesmo encaminhará um requerimento pedindo a reunião com o prefeito na próxima sessão. O presidente da Câmara solicitou que o requerimento fosse feito em nome de todos os vereadores e vereadoras”.  ( Relato por zap do Tarcísio)
Após essa atividade em plenário, procuramos alguns vereadores e gravamos algumas manifestações de apoio a luta pela revogação da passagem e em apoio   ao Comitê Regional Contra o Aumento da Passagem.
Portanto, foi uma semana bastante proveitosa, em que pese várias organizações e partidos de Esquerda não estarem presentes numa luta tão importante como esta.
Quem luta conquista, Junte-se a nós!  
Aldo Santos - Membro do comitê regional Contra o Aumento da passagem do Grande ABCDMRR